O melhor da Irlanda

/

Pra quem já acompanha o blog há um tempo sabe que eu tinha um projeto de conhecer todos os condados da Irlanda - projeto esse que foi concluído há um ano atrás, quatro anos depois de ter pisado nessa ilha pela primeira vez.

Alguns desses passeios foram paradinhas rápidas, visitas curtas; outros foram frutos de road trips, caminhadas em parques, andanças por cidadezinhas a perder de vista. E claro, meus olhos viram muitas coisas lindas, minha câmera registrou momentos incríveis e na minha memória ficarão guardadas para sempre as imagens e lembranças de tudo que a Irlanda me proporcionou.

Mas, como eu sou chegada numa lista, apesar de já ter uma lista de lugares por onde passei no menu aqui em cima chamado Viagens pelo Mundo, resolvi colocar num post o melhor de cada condado. Assim fica mais fácil pra futuras referências!

Vou dividir o post por regiões da Irlanda, começando pela província de Connacht.



O que visitar na província de Connacht?


Co. Galway

São muitas, infinitas coisas pra se visitar em Galway. Mas se tivesse que escolher uma, com certeza a região de Connemara, Kylemore Abbey e arredores. A cidade de Galway é uma delícia de se visitar, super animada e tal, mas não tem como não escolher um lugar bem verde e bem irlandês nessa região!

kylemore abbey galway


Co. Leitrim

Muita gente faz piada com esse condado porque ele é o menos habitado da Irlanda e sempre rola um "você conhece alguém de Leitrim? como assim?!". Mas numa visita à Sligo, passamos umas horas visitando a cachoeira de Glencar e valeu muito a pena!

glencar leitrim


Co. Sligo

Falando em Sligo, o que dizer? Essa cidade é uma gracinha, tem vários parques lindos e pontes maravilhosas esperando pra ser fotografados, mas se fosse escolher a melhor coisa desse condado, com certeza é a praia de Strandhill. Não é ideal pra banho, mas o clima da região, as sorveterias e cafés, a galera feliz surfando, é uma atmosfera deliciosa!

strandhill sligo


Co. Mayo

Já fui pra Mayo umas duas vezes porque o R. tem família lá e também fomos no casamento de um amigo dele ano retrasado. É um condado bem afastado de Dublin, o que faz com que o local seja menos visado e visitado por turistas, mas não menos interessante. Sem dúvida alguma, o melhor pra se visitar nesse condado - e na Irlanda inteira! - é a Achill Island, a maior ilha da Irlanda que é conectada à ilha principal por uma monte. Num dia de sol não existe absolutamente nada mais bonito do que esse lugar. Nada.

achill island


Co. Roscommon

Roscommon tem algumas cavernas, parques e coisas interessantes pra se visitar, mas o que chamou nossa atenção foi mesmo o tal do Lough Key Park onde pudemos fazer umas tirolesas no meio de um monte de obstáculos, uma experiência nova, assustadora e divertida!

lough key, roscommon


O que visitar na província de Leinster?


Co. Carlow

Não sabíamos muito bem o que fazer em Carlow, por isso acabamos visitando uns jardins simplesmente maravilhosos num passeio que fizemos pela região. Não é muito longe de Dublin, então fica a fica de um lugar diferente e menos turístico.

carlow


Co. Dublin

Não tem como falar de Dublin e escolher um lugar só pra se visitar na cidade e arredores. Tem montanhas, tem praia, tem cidadezinhas ao redor, tem castelos, muita muita coisa mesmo, então eu vou ser clichê e dizer que no condado de Dublin, o melhor pra se visitar é a cidade de Dublin mesmo. Tanta opção de passeio, restaurante e entretenimento que não sei nem por onde começar!

dublin verao


Co. Kilkenny

A cidade de Kilkenny é super popular no verão e muito visitada por gente fazendo despedida de solteiro(a), mas pra mim, o que realmente vale a pena visitar por ali é a vilazinha de Inistioge, cuja ponte principal parece uma pintura de tão linda e graciosa!

inistioge, kilkenny


Co. Kildare

Esse condado fica coladinho em Dublin e é muito comum que as pessoas morem em Kildare e trabalhem em na capital. Mas fora essa característica de estar no communiting belt, o condado oferece vários parques, jardins, lugares onde se pode montar a cavalo, assistir corridas, etc. O que visitamos em Kildare uns anos atrás foi uma fazenda de borboletas que só abre no verão, uma oportunidade muito legal de ver mariposas, insetos e muitas borboletas livres!

straffan


Co. Laois

Quando pesquisamos sobre visitar Laois, o que mais nos interessou foi ver a Rock of Dunamase, o que é basicamente um monte de ruínas e pedras antigas. Aliás, ruínas é o que não falta na Irlanda, então pra quem é fã dessas coisas, são infinitas opções de passeios relacionados.

rockofdunamase


Co. Longford

Foi difícil achar algo que nos interessasse pra ver em Longford, mas optamos por visitar a vila de Ardagh, que é de fato uma gracinha e muito, mas muito pequenininha. Valeu pelas fotos, mas tava uma chuva tão grande no dia que não conseguimos aproveitar nada da região.

ardagh


Co. Offaly

Essa foi uma visita muito, muito rápida, então eu meio que conto que visitei Offaly, mas gostaria de voltar pra conhecer outras coisas. Na ocasião passamos rapidamente pela cidade de Moneygall, de onde os antepassados irlandeses do ex-presidente Barrack Obama teriam vindo.



Co. Louth

Ver um monumento tão antigo quanto o Proleek Dolmen foi uma experiência muito, muito interessante. Primeiro porque ele fica no meio de um campo de golfe nos jardins de um hotel, segundo porque é muito curioso tentar desvendar os mistérios de como/quem/porquê colocaram uma pedra tão grandona em cima de outras duas.

proleekdolmen


Co. Westmeath

Em Wesmeath, não deixe de conhecer uma das principais cidades da Irlanda, Athlone e seu castelo/museu. A exposição é super moderna e interativa e a cidade é super bonitinha e fotogênica.

athlone


Co. Meath

Fiquei na dúvida entre recomendar Trim ou Newgrange, mas em vista da importância e grandiosidade desse monumento mais antigo que as pirâmides do Egito, acho que fico com Newgrange. Simplesmente imperdível!

newgrange


Co. Wexford

Wexford é um condado super legal com muita coisa bonita pra se visitar, e o que eu mais gostei de conhecer foi certamente o Hook Lighthouse, farol em funcionamento mais antigo da Europa, que num dia de sol rende fotos absolutamente maravilhosas!

hook lighthouse, wexford


Co. Wicklow

O condado conhecido como os jardins de Dublin, não tem como não recomendar o próprio Wicklow National Park e Glendalough, lugar onde bato cartão quando tenho visitas por aqui. Já fui umas cinco vezes e nunca me canso da beleza desse lugar, faça chuva ou faça sol!

glendalough


O que visitar na província de Munster?


Co. Clare

Olha, Clare tem muito lugar incrível, cidadezinhas lindas, parques sensacionais, mas não tem como pensar em Irlanda e não pensar nos Cliffs of Moher, não é mesmo? A verdade é que esse é um dos lugares mais visitados do país e com razão - a vista dos cliffs é maravilhosa e de fato inesquecível!

cliffsofmoher


Co. Kerry

Kerry é um dos meus lugares preferidos na Irlanda. A região toda é lindíssima e não à toa há o famoso ring of Kerry, circuito que pode ser feito de carro/ônibus e que passa por várias cidadezinhas e lugares lindos de morrer. Eu mesma já fiz esse trajeto duas vezes e não consigo escolher um lugar só em Kerry que tenha me agradado mais. Só sugiro que você alugue um carro com os amigos e vá!

ringofkerry


Co. Cork

Apesar de conhecer bastante coisa na cidade de Cork porque sempre vamos pra lá (a família do R. mora nos arredores), não morri de amores pela cidade não. Acho que foi influência do R., que na verdade nunca gostou muito de lá mesmo e sempre fica falando que não há nada de interessante pra se fazer na cidade. Pode até ser, mas que existem paisagens de cair o queixo e lugares super bacanas pra se conhecer por ali, ah, com certeza. Blarney Castle é um exemplo: ruínas de castelo nuns jardins maravilhosos e uma oportunidade única de beijar uma pedra de ponta-cabeça lá do alto. Imperdível!

blarneycastle


Co. Limerick

A cidade de Limerick é bem legalzinha e tem vários museus/castelos e coisas legais pra se visitar por ali, mesmo. O King John's Castle, por exemplo, foi o que mais gostei de conhecer na Irlanda pelo cuidado da exposição, salas interativas, etc.





Co. Tipperary

Cashel é uma daquelas fotos clássicas que aparecem quando você digita "lugares bonitos na Irlanda" no google. Um verde a perder de vista, ruínas, ovelhinhas... não tem como ser mais irlandês.

rockofcashel


Co. Waterford

Waterford é uma cidade muuuito interessante porque foi a primeria cidade fundada na Irlanda - pelos vikings, claro. Além disso, o famoso Waterford crystal vem de lá, e é possível visitar a fábrica e ver vários modelos e peças lindíssimas de vidro - jarras, copos, espelhos, etc. Além disso, por conta do histórico viking da cidade, pra quem gosta desse tipo de coisa é um prato cheio!



O que visitar na província de Ulster?


Co. Donegal

Eu quero muito voltar pra Donegal porque sei que tem muito naquela região a ser explorado - tanto é que esse condado sempre configura nas listas dos melhores a serem visitados na Irlanda. Tive a oportunidade de passar um dia no parque nacional e apesar do clima ruim, foi uma experiência maravilhosa!



Co. Cavan

Cavan é um condado famoso por seus lagos e dá pra fazer vários esportes relacionados à água, mas o que eu acabei visitando por ali foi o parque Killykeen. Fizemos uma trilha super tranquilona, parando pra conversar, tirar foto, curtir a sós. Porque felizmente o lugar é super calmo e pouco visitado, então se você tá procurando de paz, certamente encontrará por ali.



Co. Monaghan

Em Monaghan conheci a pequena cidade de Castleblayney e me encantei com o parque que vimos lá. Como era inverno fazia um friozinho - ainda mais porque estávamos na beira de um lago enorme e na beira d'água sempre dá muito frio, né? Mas que valeu a visita, ah, com certeza.




Enfim, esse foi um belo de um resumo dos melhores lugares que já visitei na Irlanda - em quatro anos consegui visitar os 26 condados das quatro províncias da Irlanda, mas não pense que paro por aí não. Agora que estou aprendendo a dirigir, o plano é eu mesma dirigir pela Irlanda do Norte para conhecermos outras partes dessa ilha!

ps: Esse post está indo ao ar no dia 20 de março, data em que completo 5 anos vivendo nesse país maravilhoso. Vai ter post de comemoração, mas como nesse exato momento estou pelo sudeste asiático, fica esse registro do meu amor pelas belezas e lugares da Irlanda!
Web Analytics
Back to Top