Conhecendo o condado mais ao norte: Donegal

/

Lembra desse post aqui, onde comentei que tenho um projeto de conhecer todos os condados da Irlanda?

Pois é. No feriado de outubro eu risquei mais um lugar da lista: Donegal, que fica na província de Ulster.

Donegal é um condado que sempre aparece nas buscas por "lugares bonitos na Irlanda", sempre. Tem montanhas, cliffs, praias e todo aquele verde maravilhoso que só esse país tem! Em termos de tamanho, é o maior condado de Ulster e o quarto maior do país. Além disso, há uma cultura de língua irlandesa muito forte lá, já que o local possui uma das Gaeltacht (regiões onde a língua predominante não é o inglês e sim o irlandês) da Irlanda. Donegal é popular nas férias de verão quando jovens vão passar algumas semanas por lá aperfeiçoando o irlandês e aprendendo mais sobre tradições culturais irlandesas.

Obviamente que, para o pouco tempo que tínhamos, não era possível fazer uma road trip por Donegal inteira, então optamos por passar a noite na capital, Letterkenny, e visitar o parque nacional no dia seguinte.

Sem mencionar o fato da dificuldade do GPS achar o hotel onde nos hospedamos por lá (gente, pelo amor de deus, é uma cidade com menos de 20 mil habitantes!), foi tudo bem sossegado. O hotel tinha um preço super camarada e um café-da-manhã dos deuses irlandês de lamber os beiços.

Acordamos cedo e seguindo instruções da recepcionista do hotel, em poucos minutos entrávamos no Glenveagh National Park. O parque é segundo maior da Irlanda (são 170km quadrados!!!)  e contém, além de muuuuita área verde, um castelo e jardim exótico, com plantas originárias de vários países diferentes.



Há várias trilhas que podem ser percorridas e optamos pela trilha de 8km (a menor). Fomos caminhando com calma, parando pra tirar fotos, conversando, enfim, apreciando a beleza do local e a companhia um do outro (owwwn).





Eu particularmente gostei muito do visual do parque com essa vegetação mais seca e amarelada - geralmente você vê muito verde pela Irlanda e ver uma paisagem dessa me surpreendeu bastante. Mal posso esperar pra ver um negócio ainda mais radical, que é o burren.

O Castelo de Glenveagh não é muito grande (mais ou menos o mesmo tamanho do Castelo de Malahide, pelo menos por fora) e não achamos que seria interessante ver o lugar por dentro. Tiramos umas fotos ali na frente e fomos pro café tomar um chá pra esquentar o corpo (tava cheeeeeio de turista americano por lá, como sempre aqui na Ilha!).



De lá, passeamos pelo tal jardim exótico e fizemos o caminho de volta (com as devidas pausas pra tentar fugir do vento ou da chuva). O parque é lindo e me deixou com um gostinho de quero-mais - Donegal, ainda nos veremos novamente!










Web Analytics
Back to Top