O Castelo do João

/

No final-de-semana que fui pra Limerick ver o jogo de rugby acabei conhecendo o King John's Castle, um castelo incrível com um museu excepcional. Eu não esperava muito de lá, achei que seria mais um museu como qualquer outro - ledo engano.

Ele me lembrou um pouco o Dublinia e o Post Office Museum pela interatividade, mas ele é mais que isso. Tem história, tem gráfico, tem vídeo, tem personagens, tem projeções, tem muita coisa. Nós ficamos lá dentro umas 2 horas e tivemos que correr pra dar tempo de ver o lado de fora e depois ir pro jogo. Dá pra passar uma manhã/tarde tranquilo lá.

O museu conta basicamente a história do castelo - sua construção, quem mandou construir, quem construiu, quando, etc etc etc. Só que além disso, há todo um contexto: como era Limerick antes do castelo ser construído, como era Limerick na época da construção e depois dela. Só que além disso, eles colocam a big picture pro visitante, ou seja: não só o castelo, não é só Limerick, é a Irlanda toda.

O museu é uma grande aula de história sobre a Irlanda (literalmente, já que R. me disse que estudou vários daqueles tópicos na escola).

O início da exposição fala sobre a sociedade gaélica lááá nos primórdios - é que quando a Europa passava por uma fase meio dark, foi a Irlanda que deu uma luz. Os Monastérios aqui eram grandes centros de aprendizado - os monges escreviam lindos manuscritos que até hoje deixam as pessoas meio boquiabertas. Também havia o belo trabalho dos ferreiros e o avançado sistema de leis por aqui.


E falando em manuscritos, vale lembrar que o gaélico foi uma das primeiras línguas européias a ser escrita, a ter um alfabeto.

Depois disso a gente brincou de ser juiz por alguns momentos (já que há textos explicativos sobre as leis e como julgamentos funcionavam na Irlanda): há uma tela interativa que mostra diversas situações "polêmicas" e você deve julgá-las da melhor maneira possível - tem situação relacionada ao plantio e colheita, traição, etc etc. Depois dessa brincadeira, nos fantasiamos um pouquinho.




Nessa mesma sala há vários vídeos e textos que falam sobre os vikings chegando em Limerick e depois os Normandos e como a cultura gaélica já existente + cultura viking + cultura dos Normados se misturou. Sem contar os ingleses que vieram depois...

Na sala seguinte você pode "conhecer", através de uma grande tela, o responsável pela construção do castelo e o criador das moedas na época, que tinham o rosto do Rei John...

Figuraça!
Na sequência pudemos aprender sobre o tipo de mercadoria que Limerick trocava com o resto da Europa (há um jogo eletrônico onde você pode tentar adivinhar) e um pouco mais da tomada britânica. Tipo assim, eu saí até meio deprimida de lá porque cara... os irlandeses só se foderam, sempre. Os caras estavam aqui quietinhos com os monges e aquele monte de gente culta produzindo cultura e arte. Aí os vikings chegaram chutando porta. Depois, invasão dos Normados. Depois, os ingleses querendo mandar e fodendo com tudo. Aí no meio de tudo isso ainda teve a Grande Fome que foi sim uma fatalidade, mas que poderia ter sido menos pior se a Inglaterra não tivesse sido tão filha da puta com eles. Aí mais pra frente tentaram independência da Inglaterra, lutaram em um monte de guerra, perderam grande líderes, Revolução de 1916...


Antigo mapa da Irlanda <3


Na última sala do museu há informações sobre lutas e tentativas de tomada do castelo - há também canhões de brinquedo onde você pode tentar acertar os alvos na parede.



Do lado de fora, tem ainda muito mais coisa, mas a gente já tava meio correndo pra não perder o jogo e não vimos tudo. Tem a sala onde o "arquiteto" do castelo trabalhava, tem tendas, dá pra ver a fundação do castelo debaixo da terra, subir em uma das torres, entre outras coisas...


Vista da torre

Colete dos guardas

Há um outro prédio que contém um restaurante, a lojinha pra turistas e mais um andar falando sobre o Castelo nos dias atuais. Infelizmente não deu pra conhecer essa parte, mas ó... cada minuto ali valeu a pena.

Levei cachecol quando devia ter levado era óculos de sol

Web Analytics
Back to Top