Ele me lembrou um pouco o Dublinia e o Post Office Museum pela interatividade, mas ele é mais que isso. Tem história, tem gráfico, tem vídeo, tem personagens, tem projeções, tem muita coisa. Nós ficamos lá dentro umas 2 horas e tivemos que correr pra dar tempo de ver o lado de fora e depois ir pro jogo. Dá pra passar uma manhã/tarde tranquilo lá.
O museu conta basicamente a história do castelo - sua construção, quem mandou construir, quem construiu, quando, etc etc etc. Só que além disso, há todo um contexto: como era Limerick antes do castelo ser construído, como era Limerick na época da construção e depois dela. Só que além disso, eles colocam a big picture pro visitante, ou seja: não só o castelo, não é só Limerick, é a Irlanda toda.
O museu é uma grande aula de história sobre a Irlanda (literalmente, já que R. me disse que estudou vários daqueles tópicos na escola).
O início da exposição fala sobre a sociedade gaélica lááá nos primórdios - é que quando a Europa passava por uma fase meio dark, foi a Irlanda que deu uma luz. Os Monastérios aqui eram grandes centros de aprendizado - os monges escreviam lindos manuscritos que até hoje deixam as pessoas meio boquiabertas. Também havia o belo trabalho dos ferreiros e o avançado sistema de leis por aqui.
E falando em manuscritos, vale lembrar que o gaélico foi uma das primeiras línguas européias a ser escrita, a ter um alfabeto.
Depois disso a gente brincou de ser juiz por alguns momentos (já que há textos explicativos sobre as leis e como julgamentos funcionavam na Irlanda): há uma tela interativa que mostra diversas situações "polêmicas" e você deve julgá-las da melhor maneira possível - tem situação relacionada ao plantio e colheita, traição, etc etc. Depois dessa brincadeira, nos fantasiamos um pouquinho.
Nessa mesma sala há vários vídeos e textos que falam sobre os vikings chegando em Limerick e depois os Normandos e como a cultura gaélica já existente + cultura viking + cultura dos Normados se misturou. Sem contar os ingleses que vieram depois...
Na sala seguinte você pode "conhecer", através de uma grande tela, o responsável pela construção do castelo e o criador das moedas na época, que tinham o rosto do Rei John...
Figuraça! |
Antigo mapa da Irlanda <3 |
Na última sala do museu há informações sobre lutas e tentativas de tomada do castelo - há também canhões de brinquedo onde você pode tentar acertar os alvos na parede.
Do lado de fora, tem ainda muito mais coisa, mas a gente já tava meio correndo pra não perder o jogo e não vimos tudo. Tem a sala onde o "arquiteto" do castelo trabalhava, tem tendas, dá pra ver a fundação do castelo debaixo da terra, subir em uma das torres, entre outras coisas...
Vista da torre |
Colete dos guardas |
Há um outro prédio que contém um restaurante, a lojinha pra turistas e mais um andar falando sobre o Castelo nos dias atuais. Infelizmente não deu pra conhecer essa parte, mas ó... cada minuto ali valeu a pena.
Levei cachecol quando devia ter levado era óculos de sol |