Conhecendo tudo da Irlanda, o projeto

/

Esses dias eu parei pra pensar nos lugares que já conheci na Irlanda. Não é querendo me gabar não (até porque nada disso foi sozinha, devo muito a amigos e principalmente ao R., que dirigiu horrores por essa ilha), mas ó, vi muita coisa. Não chega nem perto do tanto de beleza que esse país tem pra mostrar, mas já dá uma boa lista. Me dei conta que já tinha passado por diversos condados e tive uma ideia: e se eu resolver pisar em todos os condados da República da Irlanda?

A Irlanda tem 32 condados oficiais distribuídos em quatro províncias (pra quem quer saber mais, leia esse post do Livin' la vida Rick que explica direitinho). Na República da Irlanda são 26 e já visitei mais da metade! No mapa abaixo dá pra ter uma ideia: os condados na cor cinza são parte da Irlanda do Norte; os pintados de verde onde já estive e os brancos, os que ainda quero visitar:


Faltam 11 10 condados pra eu conhecer, praticamente todos mais próximos de Dublin (com exceção de Donegal e Mayo, que estão longe pra caramba daqui)! Isso significa que não seria muito difícil de ver os outros, e nossa, tem muita coisa linda pra se ver!

Birr Castle, no condado de Offaly

Clogh Oughter Castle em Cavan

Carlingford, em Louth

Viajar pra tanto lugar dentro da própria Irlanda só é possível pelo fato do país ser pequeno em termos geográficos: em poucas horas de estrada você cruza o país, quando sei que leva-se muito mais tempo viajando pelo estado de São Paulo, por exemplo. Isso não é incrível? O Brasil é tão grande em comparação que a família do R. ficou chocada quando comentei que já fui a Pernambuco de ônibus e que foram 3 DIAS de viagem.

A verdade é eu adoro a ideia desse projeto Irlanda porque a Irlanda é um dos lugares mais lindos do mundo mesmo - fico até chateada quando conheço tantos intercambistas que conheceram tão pouco desse lugar! Se você mora aqui, aproveite a oportunidade! Sério! Claro que ter um carro facilita, mas ó: já aluguei carro com amigos pra fazer road trip e até de ônibus e trem dá pra conhecer muita coisa legal.

Será que devo criar ambições maiores e querer fazer um projeto "conhecendo o Brasil de ponta a ponta"? Seria muito mais foda, mas não impossível, né? Indo de região por região dá pra ver um pouquinho de cada estado sim! :)

------------------------------
Pra ver o que visitei em cada condado, é só clicar nos links (separados por províncias). Conforme for conhecendo mais coisas, volto aqui pra atualizar:

LEINSTER

Dublin
Kildare
Kilkenny
Laois
Longford
Louth
Meath
Offaly
Westmeath
Wexford
Wicklow

CONNACHT

Galway
Leitrim
Mayo
Roscommon
Sligo

MUNSTER

Clare
Cork
Kerry
Limerick
Tipperary
Waterford

ULSTER

Antrim (UK)
Armagh (UK)
Cavan (IRE)
Donegal (IRE)
Down (UK)
Fermanagh (UK)
Londonderry (UK)
Monaghan (IRE)
Tyrone (UK)
Web Analytics
Back to Top