Wexford e o lindo farol

/

Há algum tempo fui com o R. pra Wexford e um dos motivos pra isso é que eu queria muuuito conhecer um farol que tem lá. Felizmente, tava um dia lindo e deu pra visitar a Hook Peninsula, onde fica o Hook Lighthouse - o farol mais antigo do mundo ainda em funcionamento, rá!

Do centro de Wexford dá uns 45 minutos de carro. A paisagem do caminho é linda (como sempre na Irlanda) e o clima ajudou muito!







A estrutura atual do farol tem 800 anos. O prédio é o mesmo, mas obviamente o sistema de luzes atual é automatizado e moderno.

Ao lado do Hook há um centro de visitantes com uma lojinha e é lá que você compra o ingresso (não me lembro o preço, mas acho que uns 5 ou 6 euros). Os tour tem duração de uma meia hora e é bem legal ver o farol por dentro!

A guia explicou que as primeiras pessoas que foram de fato responsáveis pelo farol eram monges da região, mas lá pelos idos de 1600 outros caras assumiram essa responsabilidade. Eles viviam ali dentro com suas famílias, num espaço pequeno, escuro e bem úmido - que vida!

Sistema atual de luzes, que podem ser vistas em até 40km de distância de lá

Primeiro andar do farol

Vista da janelinha

Eu perguntei pra guia se qualquer um podia ser lighthouse keeper e ela disse que não: eles faziam diversos tipos de teste e ficavam 2 anos em treinamento pra assumir o emprego totalmente. Já pensou? Embora o emprego não passasse de geração pra geração, era comum que filhos de pais keepers também se tornassem keepers.

São mais de 100 degraus até o último andar acessível ao público - haja perna! Lá em cima há uma varanda construída justamente para a visita e dá pra ver a vista no site, mas eu tirei fotos, claaaaaro:

Se estava ventando muito? Magina....





Foi uma ótima manhã de domingo. Obrigada, Irlanda! :)
Web Analytics
Back to Top