Borboletas

/

Em meados de setembro do ano passado, R. sugeriu que visitássemos uma tal de fazenda de borboletas. Na época o local na verdade já estava fechado - só abre nos meses de verão - e resolvemos deixar pra 2014.

2014 chegou, o verão tá no auge e não tínhamos esquecido das borboletas. Mas com tanta coisa rolando (viagem ao Brasil, eu desempregada, R. fazendo outras viagens pessoais e profissionais), quase que o verão acaba e a gente não vai na tal fazenda. Felizmente, deu pra fazer esse passeio num domingo de julho e valeu muito muito a pena! Já aviso: esse post tá saturado de fotos!

Straffan fica no condado de Kildare, mas Kildare é coladinho em Dublin então deu menos de 30 minutos de carro. Dei uma pesquisada e vi que tem ônibus de meia em meia hora pra Straffan saindo de Dublin. De lá, um táxi daria uns 30 euros até a fazenda. Se você vai em 3, 4 pessoas, acho que compensa o valor porque o lugar é bem legal.


Na entrada explicam os 3 lugares de visita lá: a parte educativa com vários animais (insetos, iguana, cobra, etc) e vários outros "enquadrados"; uma sala de vídeo com um pequeno documentário que explica o ciclo de vida da borboleta e uma estufa que simula o clima de uma floresta tropical, onde borboletas voam livremente.

A recepcionista indicou que começássemos pela estufa e avisou que por causa da temperatura, a câmera levaria uns minutos pra desembaçar. De fato - foi entrar lá pra sentir aquele calor úmido, que te deixa grudento. A câmera demorou um tempinho mas desembaçou. Demos algumas voltas no local um pouco apreensivos - tem muita borboleta e dá uma agonia porque parece que elas vão pousar na sua cabeça. Uma delas curtiu minha bolsa:


Casulos


Lagarta!

Tem borboleta de várias cores e tamanhos e inclusive uma mariposa GIGANTE que só vive por 48 horas. Ela fica 1 no no casulo e só vive como mariposa por 2 dias. Que vida, né?



Havia várias borboletas-corujas, que são aquelas que tem o desenho de um olho na asa que se assemelha ao olho da coruja - elas tem uma cor linda por dentro, um azul maravilhoso, mas elas não paravam de voar e não deu pra capturar. Quando paradas elas fechavam as asas e só dava pra ver o desenho dos olhos.


Mais algumas fotos:



Depois de derreter de calor lá dentro, fomos na sala ver o vídeo sobre o ciclo de vida da borboleta - são coisas que você aprende quando criança, mas eu nem lembrava direito. É impressionante ver imagens da lagarta comendo as folhas e ficando grandona e depois fazendo um casulo pra si. A borboleta saindo do casulo já transformada é lindo de ver também.

Por fim passeamos pela parte onde os animais ficam dentro de "aquários": vimos aranhas, insetos que parecem gravetos ou folhas, cobras, uma iguana, um caracol gigante e muitos bichos asquerosos nos quadros, além é claro de mais borboletas lindas!


Não dá pra acreditar que essa cor toda é natural


Escorpião que brilha na luz negra!



E mais...


Web Analytics
Back to Top