Ardagh, uma vilazinha fofa e surpreendentemente minúscula

/

Dando sequência ao meu plano de conhecer todos os condados da Irlanda, decidimos passar pela vila de Ardagh no condado de Longford. Pra dizer a verdade, esse condado não pareceu oferecer nada de muito interessante pra se fazer ou visitar, mas como eu não recuso essas cidadezinhas fofas pela Irlanda, fomos pra lá num feriado desses.


De acordo com o site Longford Tourism, a vila de Ardagh é a mais histórica e fotogênica do condado todo e que contém diversas construções importantes. A vila na verdade se desenvolveu a partir de um mosteiro fundado no século 5 pelo próprio Saint Patrick. A importância da região caiu um pouco com a chegada dos normandos, mas quando a família dos Fetherstons chegou ali, logo construíram uma casa para si e fizeram da cidade seu novo lar no início dos anos 1700.


ardagh, longford, ireland


Um amigo da família, o arquiteto vitoriano John Rawson Carroll desenhou a vila como se vê hoje e muitos dos prédios na pracinha principal.

Além das igrejas, há o Ardagh Heritage Centre onde é possível ver uma exibição sobre como a vila foi fundada, como se desenvolveu através dos anos e também sobre suas raízes embasadas em mitologia irlandesa. Infelizmente estávamos lá no domingo de páscoa e o centro estava fechado.

Aliás, foi engraçado, porque eu imaginava que essa vila seria pequena como Inistioge ou Avoca mas ela é muito, muuuuuito menor. Descemos do carro, tiramos algumas fotos e começou a chover muito. De carro fomos pro centro pra tentar ver a exibição que comecei aí em cima, mas tava fechado, então tivemos a ideia de pelo menos ir no pub da cidade ver como era e ele estava... fechando! Era 1h da tarde e no interior é assim mesmo, ainda mais em domingo de páscoa!

O jeito foi me contentar com essa visitinha rápida e considerar o condado de Longford visitado!

ardagh, longford, ireland

ardagh, longford, ireland

ardagh, longford, ireland

ardagh, longford, ireland

ardagh, longford, ireland

ardagh, longford, ireland

ardagh, longford, ireland

Web Analytics
Back to Top