Rock of Cashel

/

Há um tempo eu fiz um post sobre os lugares que eu ainda queria conhecer em Dublin e na Irlanda. De lá pra cá, consegui visitar a fábrica da Guinness, Wexford, e no último final-de-semana, o Rock of Cashel.

Eu não sabia direito, mas achava que o Rock of Cashel se tratava de ruínas de um castelo. Acertei porque sim, são ruínas, mas não de castelo, e sim de catedrais, igrejas e abadias medievais.

Cashel fica no caminho pra Cork - como R. e eu estávamos indo pra lá, resolvemos dar uma paradinha pra conhecer. A entrada pra estudante é só 2 euros!

É na estrada mesmo, fácil acesso!

Quando chegamos tinha acabado de começar um tour guiado e tava bombando, tinha muito turista! Além de americanos (sempre), havia vários velhinhos fofos. O guia tinha um sotaque bem marcado mas fácil de entender, mas confesso que me distrai um pouco no começo prestando atenção no sotaque dele e não nas informações que ele dava - uma vez professora....

Depois de uma breve introdução numa espécie de museu, o guia nos levou lá pra fora, na capela, que está em processo de restauração. A construção da mesma começou em 1127 e é uma das mais completas construções românicas irlandesas em termos de arquitetura. Os arcos são arredondados e na entrada do altar há algumas cabeças que representam diversas raças e etnias:

rock of cashel, irlanda


Há também uma tumba - não se sabe quem foi enterrado ali, mas a decoração dela é claramente viking, com o desenho de duas cobras se cruzando representando eternidade:

rock of cashel, irlanda


Depois da capela entramos na catedral, que é gigantesca! Infelizmente ela encontra-se bem destruída - em 1647, Cashel foi invadida por tropas inglesas. As pessoas que conseguiram correr se abrigaram na catedral pois acreditavam que os ingleses não invadiriam um local sagrado, mas eles estavam errados - após o ataque, as tropas destruíram e roubaram muitos artefatos religiosos que estavam no local.

rock of cashel, irlanda

rock of cashel, irlanda

rock of cashel, irlanda


Cashel é importante pois acredita-se que Muirchertach Ua Briain, rei da província de Munster, foi convertido ao cristianismo por ninguém menos que St. Patrick ali mesmo. Inclusive há uma cruz do lado de fora da catedral que o representa - há algumas lendas engraçadas a respeito da tal cruz: uma delas é que se você conseguir abraçá-la encostando as pontas dos dedos de uma mão com as pontas dos dedos da outra mão, você nunca mais terá dor de dente. A outra lenda diz que se você der nove voltas ao redor dela pulando de um pé só sem parar, se casará em 1 ano (ou algo assim, não lembro de detalhes).

rock of cashel, irlanda
Essa é uma réplica que está danificada; a cruz original fica dentro do museu

Por fim, no local há uma torre circular, típica aqui na Irlanda. Ela é a construção mais antiga e mais alta no local - são 28 metros datados do ano de 1100. Essa torre tem a entrada há 3 metros do chão e por dentro é totalmente vazia:

rock of cashel, irlanda


No jardim próximo à torre há um pequeno cemitério. Há algumas décadas foi proibido que pessoas continuassem sendo enterradas lá pois o solo não é apropriado para tal - no entanto, muitas famílias ficaram bravas já que queriam ser enterradas junto de outros familiares que ali estavam. Sendo assim, foi criada uma lista e quem se inscrevesse até o prazo dado, poderia ser enterrado lá. Hoje restam apenas 5 pessoas dessa lista!

rock of cashel, irlanda
Jazigo atingido por um raio - a cruz que ficava acima dele foi totalmente destruída

No fim do tour, olhei pro lado e vi uma noiva passando. Sim, uma noiva! Um casal estava tirando fotos de casamento com seus respectivos padrinhos e madrinhas. Achei sensacional, porque o lugar é realmente lindo e o dia estava maravilhoso!

casamento em rock of cashel, irlanda


Tiramos algumas fotos por ali e fomos dar uma olhadinha no museu - há alguns objetos, a cruz de St. Patrick original e fotos de quando a rainha Elizabeth foi visitar Cashel - lembra que ela também visitou o English Market em Cork?

rock of cashel, irlanda
Não tava ventando não, magina...

rock of cashel, irlanda

rock of cashel, irlanda


O Rock of Cashel é um passeio surpreendentemente legal de se fazer, principalmente se ele está no caminho do seu destino final! :)
Web Analytics
Back to Top