O Castelo de Athlone

/

No feriado de páscoa resolvemos conhecer mais alguns condados que faltavam pra eu visitar e a escolha para Westmeath tinha sido um parque lindo chamado Belvedere House Gardens & Park. No entanto, o clima não estava nada bom, chovia bastante e achamos que ir pra parque pra tomar chuva na cabeça não era a melhor das ideias... por isso, entrou em ação o plano B e seguimos pra Athlone.

athlone castle

Athlone é a maior cidade do condado de Westmeath e fica no coração da Irlanda. Por conta de sua localização estratégica, é lá que fica um dos centros de seleção e redirecionamento de todas as encomendas e cartas na Irlanda! A cidade tem uma população de aproximadamente 20 mil habitantes.

O castelo de Athlone fica à beira do rio Shannon e foi construído para o Rei João pelo Bispo John de Gray de Norwich no século 12. Assim como a grande maioria dos castelos na Irlanda, ele foi pensado mais como um forte do que um castelo luxuoso, afinal de contas, havia muitas guerras, brigas por terras e invasões, então as pessoas tinham que se proteger como podiam!


athlone castle

athlone castle

athlone castle


Em 2012 o Castelo foi reaberto após intensas reformas e hoje contém diversas salas interativas, uma sala com tela 360º que exibe um filme sobre a batalha mais importante ocorrida ali, mapas 3D, etc, etc, etc. Há também atividades para crianças e adultos, como montar um castelo com um tipo de lego, jogar um jogo que simula um ataque ao castelo e fantasias medievais.

athlone castle



Na verdade, tanto a localização quanto as características do Castelo de Athlone me lembraram demaisss o King John's Castle em Limerick: ambos os museus mostram a história da região e até mesmo da Irlanda em ordem cronológica, fala sobre os mosteiros, os monges, os vikings, os normandos, etc, etc. Fora que há muita similaridade entre ambos os castelos, já que os dois ficam na beira do mesmo rio e tem estruturas físicas parecidas.

Então a visita ao Athlone Castle é imperdível? Olha, não vou dizer que sim, nem que não. É que eu tava até comentando com o R. depois de termos ido lá que, uma vez que você visitou um castelo na Irlanda, você meio que visitou todos, porque pelo menos a história deles é bem parecida. Agora, se você é fã desse tipo de coisa, vai fundo! Athlone não fica muito longe de Dublin e até mesmo numa viagem ao lado oeste do país é possível fazer uma paradinha estratégica por ali. A entrada custa 8 euros para adultos e no geral, proporciona boas horas de entretenimento e história!

athlone castle


athlone castle

Web Analytics
Back to Top