Mais um parque nacional: The Burren

/

Existem seis parques nacionais na Irlanda e ainda faltavam dois pra eu conhecer. Como no feriado de junho fomos passear por aí, acabei visitando o The Burren - e nossa, que experiência única!

Primeiro porque ele realmente dá a impressão de você estar no meio do absoluto nada. Você dirige em estradas estreitas por um bom tempo até chegar lá - e não há placas nem nada indicando que você chegou, a não ser alguns avisos sobre as trilhas.


Não tem estacionamento, não tem banheiro (aliás, passei uma situação bem constrangedora por causa disso! hahaha), não tem porra nenhuma. É só o parque e sua imensidão de pedras e vegetação prontas pra serem observadas e exploradas.

Optamos por fazer uma das trilhas hard - apesar de não estarmos nem um pouco vestidos e/ou preparados pra isso - pois só elas chegavam mais ao topo da montanha. As trilhas fáceis só davam uma volta meio sem-vergonha e resolvemos arriscar. Já vale dizer que não, não chegamos até o topo porque são quilômetros demais!



O Burren National Park tem esse nome pois 'burren' vem do irlandês 'boireann' que significa 'rocky place'. Apesar dele ser enorme, é o menor parque nacional da Irlanda, com 15km². Essa paisagem de predominante calcário é única no país e também no mundo: lugares semelhantes só se encontram em na ilha sueca de Öland, na ilha Bruce-Halbinsel em Ontário no Canadá e em diversos locais ao sul dos Grandes Lagos. Legal, né?




A vegetação do Burren parece tímida por estar meio escondida nos vãos entre as pedras, mas 3/4 das espécies de flores encontradas no país também existem lá.

E falando em vãos.... que foda andar ali! É que dá medo de pisar em falso e acabar com o pé atolado na lama, já que o solo é meio úmido e nem todas as pedras estão firmes, sabe? Há uma certa estabilidade em alguns trechos, mas não existe um caminho fácil de andar, uma trilha pronta - não à toa vimos mó galera andando com aqueles sticks pra poder se equilibrar.





O lugar tem uma paisagem espetacular mesmo, uma daquelas que ficará pra sempre na minha memória! E não só pela beleza e singularidade em si, mas também pelo vento que ali fazia - cara, eu achava que tinha presenciado vento na Irlanda... que ingênua!




Eu sei que há tours que vão pra esses lados do condado de Claire, então se você mora na Irlanda e tem a oportunidade, vá! O Burren é realmente sensacional!



Web Analytics
Back to Top