Rock of Dunamase

/

Como comentei no post sobre a Dunaghmore Workhouse, num fim-de-semana em maio estávamos de bobeira e resolvemos visitar mais um condado da nossa lista: Laois. Uma das coisas que nos chamou a atenção nas pesquisas foi a Rock of Dunamase - e na verdade já tínhamos visto placas pra esse local nas nossas idas à Cork.

Pois bem. A Rock of Dunamase nada mais é do ruínas de um castelo - que antes disso havia sido um lugar de assentamento cristão, invasão vikings e muito mais.

rock of dunamase


No ano de 842, os vikings (que já encontravam-se na Irlanda) atacaram o local e somente no século XII, quando os normandos chegaram no país, é que a construção foi fortificada e transformada em castelo. Essa foi uma fortaleza importante para os normandos, já que localizada no topo de uma colina, permitia uma vista privilegiada da região, possibilitando uma melhor preparação contra possíveis ataques.

A chegada até o local é muito fácil e bem localizada, pois não é preciso sair muito da rodovia principal pra chegar até lá. Há uma placa com algumas informações e um portãozinho - o local fica aberto desde o nascer do sol até o fim do dia.




rock of dunamase

rock of dunamase


Aparentemente o castelo de Dunamase foi parte do dote de Aoife, filha de Diarmuid Mac Murrough (rei da província de Leinster) quando ela casou com o conquistador normando Strongbow em 1170. Quando Isabel, filha de Strongbow e Aoife, se casou com William Marshal, Conde de Pembroke, Dunamase foi lhe dado como parte do presente de casamento. De 1325 até 1609 o castelo pertenceu à família O'Moore e quase cinquenta anos depois, foi destruída por uma invasão.

Nos anos 70 o Parlamento Irlandês tentou desenvolver no local uma residência e hall de banquetes com um toque medieval, mas parece que a ideia não foi pra frente. Atualmente as ruínas pertencem ao Estado.

rock of dunamase

rock of dunamase


Apesar da conservação da ruínas não estar em excelente estado, eu recomendo muito uma visita até esse pedaço do condado de Laois. Dá pra ter uma boa noção da grandiosidade de Dunamase, além da vista maravilhosa dos campos verdinhos e das Slieve Bloom mountains.

rock of dunamase

rock of dunamase

rock of dunamase


Mais informações: http://www.laois.ie/leisureandculture/heritage/laoisheritagetrail/rockofdunamase/
Web Analytics

@blog_barbaridades

Back to Top