Proleek Dolmen: um monumento de mais de 5 mil anos de idade

/

No fim de semana do Valentine's Day R. e eu fomos passear e como estávamos na área do condado de Louth, descobrimos que havia um desses monumentos megalíticos na região. E bem, como você não vê um monumento de mais de 5 mil anos de idade por aí dando sopa, achamos que valeria a pena ir conferir.

proleek dolmen


O que é um monumento megalítico?


Existem vários tipos de monumentos assim, sendo que os dólmens são um deles - basicamente constituídos por pedras que formam um grande mesa, eles serviam como túmulo. Até hoje não se sabe bem o que eles realmente eram e o porquê e como foram construídos, mas acredita-se que que estas eram tumbas já que remanescentes e artefatos humanos sempre foram encontrados enterrados nas proximidades dos dólmens.

Existem vários desses na Irlanda toda - inclusive o maior da Europa fica no condado de Carlow.



O Proleek Dolmen


O dólmen de Proleek contém uma câmara virada para o noroeste. Há uma pedra que funciona como telhado que tem quase 4 metros por 3.2 e estima-se que esta pedra pesa 30 toneladas ou mais! Essa pedra está apoiada em outras duas que tem 2.3 metros de altura. Acredita-se que essas pedras fariam a vez de portas, uma entrada ao local de sepultamento.

A única coisa que eu fiquei pensando o tempo todo enquanto estive lá foi: como colocaram essa pedra aí em cima? Como transportaram tudo isso há 3 mil anos antes de Cristo?!

proleek dolmen


A lenda


Existe uma lenda que diz que quem conseguir jogar uma pedrinha no topo do dólmen e ela não cair, vai ter um desejo concedido - outras lendas dizem que se isso acontecer, você se casará em menos de 12 meses (hahaha, tá rindo agora, R.?). Outra lenda diz que se você der a volta no dólmen três vezes, se casará em menos de 1 ano. Que povo obcecado com casamento, hahaha!

No dia eu fiz uns videozinhos bestas no snapchat e salvei pra colocar aqui no post (no começo aparece também o parque fomos na Irlanda do Norte) - se o vídeo não aparecer direito aqui no blog, clique aqui:



Uma outra lenda curiosa associada à esse lugar é que essas pedras teriam sido carregadas por um gigantes escocês chamado Parrah Boug McShagean - e dizem que ele está enterrado por ali. Amo essas histórias de gigantes!

Como chegar?


O Proleek Dolmen está localizado nos jardins de um hotel no condado de Louth. O hotel chama Ballymascanlon Hotel e é só chegar, estacionar e seguir as placas. Você vai passar por um campo de golfe e depois de uns 15 minutos de caminhada já vai conseguir avistar o dólmen. Não precisa pagar nada e pode ficar quanto tempo quiser!

proleek dolmen

proleek dolmen

proleek dolmen


De fato, um passeio super interessante e que me ajudou a marcar mais um condado do meu projeto Conhecendo todos os condados da Irlanda. Agora faltam apenas 6!

Informações aqui:

http://www.mythicalireland.com/ancientsites/proleek/

http://www.discoverireland.ie/Arts-Culture-Heritage/proleek-dolmen/49966



ps.: você já respondeu à pesquisa do blog? é rapidinho, prometo!
Web Analytics
Back to Top