Eu, B., babá há 8 semanas

/

Apesar de nunca ter gostado muito de criança (nem quando eu dava aula), acho que tenho me saído bem na tarefa de cuidar e entreter duas meninas pequenas.

Eu tive sorte, eu tive sorte: elas comem bem, dormem bem, são carinhosas e quase nunca dão piti ou brigam. Gostam de livros, gostam de boneca, gostam de parque, gostam de tudo.

Acho que o mais me incomoda no meu trabalho é o fato da casa ser suja. Senhor amado! Eu achava que era porque os pais são mega ocupados, mas ó, já estive em casas irlandesas onde crianças moravam e os pais eram ocupados e elas estavam limpinhas! A cozinha é um horror, um horror. Não deve ser limpa há meses - outro dia eu até dei uma limpadinha pois não tava aguentando, mas não sou paga pra isso, né?

A rotina é bem tranquila:

Terças e Quartas:
Chego às 9h e elas já tomaram café ou estão terminando. Já estão vestidas e o pai sai pra levar a mais velha na escola. Fico com a pequena em casa - brinco um pouco com ela, converso um pouco, mas no geral, fico sentada observando-a ou lendo alguma coisa, vou revezando. Às 11h30 começo a preparar os lanches do parque e saio pra buscar a É. na escola. Depois da escola levo as meninas para uma praça/parque na região - ficamos lá de 30 minutos a 1 hora, depende do clima e do humor delas. Elas correm bastante e se cansam, o que é ótimo.
Voltamos pra casa - a É. quase sempre anda comigo, não vai mais de carrinho. Chegamos, dou almoço (que geralmente é sopa e é só esquentar) e fruta e deixo elas brincarem um pouco sozinhas. Aí brinco um pouco com elas e coloco-as pra dormir - a É. primeiro (leio duas histórias e fecho a porta, ela dorme) e uns 15 minutos depois, dou a mamadeira pra C. e coloco ela no berço. Com sorte, elas dormem mais ou menos 1 hora e meia!

Às 17h a mãe chega do trabalho e vou embora.

Quintas:
A rotina é quase igual, com exceção da manhã, quando levo C. pra biblioteca perto de casa para o Sing Along e Playtime - tem vários brinquedos e coisas legais e depois cantam músicas infantis. Ela parece gostar muito e fica cantarolando as músicas em casa!

Segundas e Sextas:
Os dias mais longos, já que É. não vai pra escola e fico com as duas por 8 intermináveis horas. Geralmente ligo a TV por uma hora de manhã, depois levo no parque pra passar o tempo. Ultimamente o parque tem sido bem ok porque está vazio, então não tem tanto perigo delas sairem correndo pras balanças e serem atingidas por crianças maiores. À tarde tento fazer coisas escritas (ligar os pontos, essas coisas), pintar, giz de cera... não faço coisas com tinta porque não tô a fim de limpar sujeira. Já fiz coisas com recorte também (comigo responsável pela tesoura, claro). Elas tem muitos quebra-cabeças e joguinhos legais, então há várias opções.

Foram 2 meses bacanas. É muito interessante ver a evolução delas - a pequena tem começado a falar frases e entende tudo que falamos com ela. Também já sabe seu próprio nome, meu nome... uma fofinha. E acha a maior graça quando chamo ela de gatinha! E quando canto em português, ela me olha admirada e diz "gain! gain!" (tradução: again)

A mais velha é muito esperta - tudo quer saber o porquê e vive cantando as músicas da escola. Ela às vezes tem os momentos do tipo "não quero a colher azul, quero a laranja" ou "quero a boneca que a C. tá segurando", mas no geral, é obediente e muito esperta - quando falo qualquer coisa em português, ela diz "why did you say (palavras que eu disse)?".

Tô achando ótima essa experiência - esse break de sala de aula tem sido bom pra mim. Fora isso, se mesmo não tendo convivido com criança eu já dizia que não queria ter filhos, agora tenho mais certeza!
Web Analytics
Back to Top