Tromso, Noruega - Roteiro e primeiro dia

/

A primeira vez que comentei de aurora boreal nesse blog, foi num post de 2014. Desde então, tive o privilégio de estar em diversos países nórdicos e escandinavos, entre eles a própria Noruega em 2016, Dinamarca em 2015, Finlândia em 2017 e Islândia em 2021. Porém, em nenhuma dessas vezes tivemos a chance de ver a aurora boreal.


Não que tenhamos viajado exclusivamente pra isso, porque a aurora não é assim tão fácil de ver, e você precisa ir na época certa, com as condições climáticas certas, etc. Sendo assim, não foi uma grande decepção não a ter visto, mas obviamente eu ainda tinha esse sonho de viagem.


Corta pra 2024, e eu falei pro R que queria fazer uma última viagem como casal antes do bebê chegar. Tinha algumas ideias, mas pela época do ano em que eu poderia andar de avião (começo do ano) por conta das semanas de gestação, ficamos um pouco limitados. Cheguei a pensar em sul da Espanha, pois tenho vontade de fazer essa viagem e Espanha é um país que conheço quase nada. Porém no fim, eu decidi pelo seguinte: qual viagem seria mais fácil fazer com bebê futuramente? Tipo, alugar um carro no sul da Espanha mesmo no inverno nunca seria tão perrengue quanto, por exemplo, nos enfiarmos em temperaturas negativas. E foi aí que batemos o martelo que aquele sonho de ver a aurora poderia ~tentar~ ser realizado agora!




Um dos lugares mais famosos por ser destino de quem procura a aurora é Tromso, na Noruega. Essa cidade com menos de 80 mil habitantes recebe turistas que como nós, buscam ver esse fenômeno da natureza. Eles tem uma certa infra estrutura pra isso com hoteis, empresas que oferecem passeios pra ir atrás da aurora, etc.


Voamos com a SAS numa sexta dia 1 de fevereiro, fazendo escala na capital norueguesa, Oslo, e voltamos na terça dia 05 num voo da Finnair com escala em Helsinque. Ambos os voos foram tranquilos, mas tivemos que correr bastante na conexão da ida por conta de um atraso saindo de Dublin. A fila da imigração em Oslo tava enorme e tivemos que passar na segurança novamente. No fim, tinha muita gente no mesmo barco e deu tudo certo!


Nos hospedamos num hotel bem ok, mas caro para o que oferecia. Isso foi totalmente culpa nossa, porque organizamos essa viagem com um mês de antecedência, e aí não tinha mais tantas opções assim. Bem como o hotel, já fechamos dois passeios pra fazer em Tromso também com um mês, porque essa é alta temporada por lá e você não quer correr o risco de não ter vaga nos passeios pra ir ver a aurora boreal! Reservamos tudo pelo site Visit Tromso, que te redireciona pra outras agências.


Chegando em Tromso, dá pra pegar um ônibus comum até a cidade, jornada que não dura nem 15 minutos. Nós não achamos infos muito específicas na internet sobre isso, então atentos: assim que chegar no aeroporto, pegue o elevador até o último andar, onde fica o estacionamento. Atravesse o estacionamento pela "passarela" central até o outro lado, você vai sair na rua em si. Atravesse a rua e espere os ônibus 40 ou 42. Tem uma máquina onde é possível comprar bilhetes, mas quando tentamos a máquina tava quebrada! R teve que voltar pro aeroporto pra pegar dinheiro pra comprarmos o bilhete direto com o motorista. Porém, uma outra dica é você já baixar o app Troms Billet, onde é super super fácil comprar o ticket.


Nosso roteiro ficou organizado assim:

Dia 1: chegada lá pelas 6pm, apenas jantar

Dia 2: bondinho pra vista da cidade, também visitaríamos algum museu e descansaríamos à tarde pra guardar energia pro passeio da aurora boreal

Dia 3: outro museu e mais descanso antes do passeio das renas

Dia 4: caminhar pela cidade, visitar algum outro museu, comprar souvenirs

Dia 5: volta pra Dublin pela manhã


No primeiro dia não fizemos nada de mais, até porque já era tarde. No sábado, acordamos e saímos pra tomar café numa das inúmeras cafeterias/restaurantes que ficam na rua principal da cidade, Storgata. Os preços não são nada nada convidativos - em torno de 50 euros no mínimo pra um casal, mas tudo que comemos estava bem bom!







A ideia era pegar o bondinho pra ter a vista da cidade, mas o clima estava bem encoberto e sabíamos que não ia dar pra ver nada. Então deixamos esse pro dia seguinte e seguimos caminhamos a rua Storgata todinha, tiramos umas fotos e fomos até o Polar Museum


Achei que ele seria parecido com o museu que visitamos em Rovaniemi na Finlândia, mas não tinha nada a ver! Infelizmente ele é pouco interativo e todas as infos estão só em norueguês, então o jeito foi ler as 20 e poucas páginas de explicações de uma só vez e depois sair explorando as salas. Tinha muita coisa sobre os primeiros e mais famosos exploradores do ártico, além de curiosidades sobre os animais da região (morsas, baleias, ursos, raposas, etc.). Uma das salas que achei mais diferentes era uma que trazia o tema da homossexualidade e de como muitos exploradores eram gays, porém não podiam "sair do armário" na época e que isso era um grande tabu na área.







Saindo do museu, tava nevando bastante. Tiramos mais fotos e fizemos vídeos debaixo de 7 graus negativos e procuramos um lugar pra almoçar. A ideia era almoçar e depois voltar pro hotel pra descansar até dar a hora do nosso passeio pra ir caçar a aurora boreal mas adivinha? Lá pelas 4pm recebemos uma ligação do pessoal do tour dizendo que cancelariam o passeio por causa do clima - a previsão era de mais neve e não daria pra ver a aurora. Queriam nos colocar no tour do dia seguinte, mas já tínhamos um outro passeio agendado. Pedimos uns minutos pra decidir e ligaríamos depois.


Na mesma hora mandamos email pra outra empresa do passeio do domingo perguntando se podiam mudar o passeio pra segunda, assim teríamos o domingo livre. E que caso não fosse possível, que cancelassem e fizessem o reembolso, já que ainda estávamos no prazo de 24h antes do passeio. Ligamos pro povo da aurora boreal pra confirmar nossa presença no dia seguinte e no fim deu certo, pois o passeio do outro tour ficou pra segunda.


Resumindo: passamos o resto do sábado de boa, e só saímos pra dar mais uma volta na neve e jantar.






Web Analytics
Back to Top