Coisas de irlandês

/

Eu moro na Irlanda há praticamente 5 meses, mas contato com irlandeses e convivência com os locais tive pouco, já que não morei em casa de família quando cheguei (fiquei em hostel) nem fiz amizades com pessoas daqui, a não ser um ou outro contato nos trabalhos e tal.

No entanto, nos últimos meses, tenho observado bem de perto algumas características da vida dos irlandeses. Desculpa R., não resisti! Preciso compartilhar essas coisas:

1) DIZENDO OI
Irlandeses não se tocam. Não dão beijo pra cumprimentar, nada disso. Já vi amigos se cumprimentando e basicamente eles dizem "hey, tudo bem?" e pronto. Pra despedidas é a mesma coisa: nada de beijo no rosto, de abraço, de aperto de mão. Imagina a cara do R. quando eu o cumprimentei com beijo no rosto nas primeiras vezes em que nos vimos? hahaha!

Assim também nunca vi

2) COMENDO COM A MÃO
Se você vai na lanchonete, pega o lanche com o guardanapo por questões de higiene, certo? ERRADO! Pelo menos aqui na Irlanda. É normal as pessoas pegarem lanches e finger food (tipo salgadinho) com as mãos, sem cerimônia nenhuma.



3) LAVANDO A LOUÇA
No Brasil, a gente lava algumas peças de louça, deixamos de lado na pia enquanto lavamos outras e depois enxaguamos na água corrente, certo? Aqui eles tiram a louça da pia, dão uma lavada nela, tampam o ralo e a enchem com água quente e um pouco de detergente. Aí com uma esponja dão uma lavada na louça uma a uma e colocam pra secar assim, sem ter enxaguado. Fiquei horrorizada, mas é engraçado pensar nessas diferenças culturais porque o R. ficou horrorizado quando eu disse que no Brasil a gente não usa água quente pra lavar louça (a não ser algumas casas no inverno)!



4) DESCENDO DO ÔNIBUS
Em São Paulo, eu já me preparava uns 2 ou 3 pontos de ônibus antes de descer, principalmente se o ônibus estava cheio. Aqui às vezes o ônibus fica cheio também, ainda mais porque só tem uma porta e o povo FICA TUDO NA PORTA. Só que aqui as pessoas resolvem levantar depois que o ônibus pára no ponto. Ele pára, a pessoa levanta (às vezes do segundo andar, então ainda tem as escadas pra descer) e vai descer, sempre agradecendo o motorista ao sair do ônibus.



5) TOMANDO BANHO
Ah, banho! Não sei se é na Europa toda, mas sabe aquela história que a gente ouve no Brasil que na Europa o povo não toma muito banho? É mais ou menos verdade. As crianças realmente não tomam banho todo dia e isso rola até a adolescência. Eu questionei o R. sobre isso, e ele disse que é normal, ué: não faz calor, as crianças não suam e se ficam sujas, é só passar um lencinho pra limpar. AI MEU SENHOR! (acredito que na vida adulta o banho via hábito diário - pelo menos o meu R. é cheirosinho!)



Adoro diferenças culturais!
Web Analytics
Back to Top