Descontos e Impostos

/

Então me chamaram pra fazer aquele trampo de food demonstrator de novo. Pelo que entendi, é uma coisa meio "estamos precisado essa semana, você está disponível?", o que não é o ideal, mas já é ótimo. 

Tava toda feliz fazendo contas de quanto vou receber (eles não pagam semanalmente, mas no final do mês) e eis que me jogaram um balde de água fria: aqui na Irlanda também descontam impostos do salário do pobre trabalhador. 

O Davi me deu a dica de ir me registrar no Tax Office - dessa maneira, o desconto é bastante reduzido e mesmo assim você consegue reaver esse dinheiro na virada do ano ou quando sai da empresa. Se você não vai atrás disso, pode ter até 40% (uma espécie de taxa emergencial) do seu salário descontado!

Pesquisei no google e achei alguns sites que me ajudaram bastante: esse aqui e esse outro explicam impostos de uma forma geral e como os descontos funcionam. E também o post do Vida na Irlanda que explica direitinho, passo-a-passo, o que os novatos como eu precisam fazer. Lá descobri que o formulário para primeiro ou novo emprego é o 12A. É um formulário simples, mas além das informações pessoais como endereço e o número do pps, precisa do endereço e número de registro da empresa também. 

Fui no escritório esses dias - fica numa travessinha da O'Connell, na esquina do Burger King. 

Cheguei e vi a placa "personal taxes" indicando o segundo andar. Logo um funcionário veio oferecer ajuda, expliquei que precisava me registrar pois era o primeiro emprego e ele me deu o formulário, disse pra eu pegar a senha e aguardar. Preenchi o papel e esperei em torno de 1 hora até ser chamada. 

Ao ver minha senha no painel, me dirigi ao balcão e entreguei o formulário. O funcionário digitou algumas coisas no computador e me disse que em torno de 1 semana tanto eu como a empresa receberíamos um "certificate" confirmando o meu cadastro. Bem fácil e tranquilo! 



Aguardemos também a folha de pagamento

Web Analytics
Back to Top