O sotaque irlandês

/

O sotaque irlandês é tenso. Não é pior sotaque do mundo, mas é tenso.



Só que por conta da minha profissão E interesse por idiomas, eu já sabia de algumas particularidades e maneirismos lingüísticos dos irlandeses. Acho que o fato do gaélico ainda ser ensinado nas escolas e ainda ser um idioma oficial aqui faz com que o irlandês tenha um charme só seu, pois o gaélico acaba influenciando o inglês falado aqui - além do próprio inglês ter emprestado várias palavras do gaélico, como whiskey, galore e slogan. Mas vou falar um pouquinho do sotaque deles e de algumas diferenças no vocabulário diário:

O som do TH

Uma tortura pro aluno brasileiro, o som do TH não existe no português e por isso pode parecer complicado à primeira vista. Coloca a língua no meio dos dentes, meio pra fora... "ai, que difícil, teacher" era o que eu mais ouvia. Mas aí você chega na Irlanda e eles simplesmente ignoram esse som. Então THEORY vira TEORY, THANKS vira TANKS, BIRTHDAY vira BIRTDAY.

O som do U

A letra U em inglês pode ter diferentes sons: IU como em USE, ÃHN como em UNREAL, DUBLIN. Só que aqui esse som de ÃHN não existe, e acaba virando um Ô. Então DÃHBLIN vira DÔBLIN.

O R

O som do R aqui é diferente do R americano, embora ele seja mais próximo do americano mesmo do que do britânico, por exemplo. Não dá pra reproduzir aqui, mas é um R feito mais na frente da boca do que atrás, como o americano. Difícil de visualizar, mas soa bem diferente. O americano falaria FÓRI para o número 40, o irlandês fala FORTY com o R feito na frente da boca.

Além dos sons individuais, rola uma entonação bem própria deles. Eu gosto bastante, apesar de ter que prestar muita atenção - principalmente ao falar no telefone.

O vocabulário muda um pouco também. O FRIEND é MATE, o SOUND é NICE, usam GIG o tempo inteiro e o BLOODY britânico vira BLEEDIN'.

Mesmo sendo um país pequeno, existem diversos sotaques dentro da própria Irlanda. Ainda não tô no nível de identificar se o cara é de Dublin, Cork ou Galway, mas chego lá.

Deixo então alguns vídeos. O primeiro é de um moleque que faz diversos sotaques da língua inglesa e dentre eles, dois tipos de sotaque irlandês. Observe a partir do 3'00'':


Tem também o vídeo do Glen Hansard recebendo o prêmio do Oscar onde dá pra ouvir bem o sons do TH, R e U que comentei no post:


Web Analytics
Back to Top