Eu gosto é de museu!

/

Eu gosto muito de museu, biblioteca, galeria, e juro que sou uma pessoa legal mesmo gostando dessas coisas ditas ~chatas~.

No sábado fui conhecer a Chester Beatty Library, que fica perto do Dublin Castle. Lá é uma biblioteca/museu onde você encontra diversos livros e manuscritos de várias datas e lugares diferentes. Mas quando eu digo diferentes, é diferente mesmo, tipo ilustrações da China, manuscritos do Irã, livros da Turquia, etc.

Chegando lá você tem guardar sua bolsa num armário e fotografias não são permitidas. A entrada é de graça (por isso que eu tava lá, claro).



No primeiro andar tava rolando um monte de exposição. Não entendi se era ela é temporária ou não (eu acredito que sim), mas de qualquer forma, foi bem interessante. Alguns livros chineses muito antigos podiam ser observados, além de gravuras e pinturas chinesas também. Tinha muita coisa do mundo árabe e vários documentos mostrando diferentes tipos de escrita árabe, coisa linda de se ver mesmo.

Numa parte da exposição eles explicam o processo de fabricação dos livros, desde a antiguidade.

No segundo andar é a exposição permanente chamada "Tradições Sagradas", sobre várias religiões do mundo e diversos livros, textos e documentos relacionados as mesmas. É bem interessante, mas como não curto religião (nem mesmo a parte histórica), só observei, li uma ou outra coisa.

Vale lembrar que esse museu tem esse nome por causa do magnata americano Alfred Chester Beatty, que durante a vida colecionava livros, pinturas e artefatos relacionados tipo assim, DE MONTE. O cara chegou no nível profissional de colecionador, contratou gente pra ajudá-lo a catalogar e conservar as coisas e tudo mais. Aí um ano depois de sua morte, em 1969, o acervo foi aberto ao público.

Pra quem gosta de história e cultura geral, vale a pena conhecer! Aaaaand, na frente do museu tem um lindo jardim onde as pessoas sentam pra ler um livro ou curtir o sol quando ele dá as caras:


Web Analytics
Back to Top