As casas irlandesas

/

Já tem um tempinho que moro aqui, que posto no blog 5 dias por semana e acredita que nunca postei nada sobre as casas na Irlanda? Pois é. A verdade é que eu tenho algumas pequenas observações a fazer sobre elas...

Nem todas as casas aqui são lindas, coisa-de-filme; muitas são bem pequenas, muitas não tem jardim, muitas são coladinhas uma na outra. Não tem portão grande como no Brasil nem aquele espação na frente como nas casas americanas. Há muuuuitos apartamentos minúsculos acima de estabelecimentos - principalmente no centro. Já entrei nesses apês e vou te dizer: são muito muito pequenos e bem desconfortáveis.

Apês no centro

Housing estate, as tais casas iguaizinhas

Na maioria das casas não há lavanderia (embora o R. insista em me dizer que eu não vi lavanderias nas casas em que estive mas que elas existem) e isso é um pouco estranho, porque a máquina de lavar acaba ficando na cozinha e não tem tanque pra lavar roupa! Além disso, não tem ralo nem na cozinha e nem no banheiro, o que dificulta fazer aquela lavagem completa esfregando água e produtos de limpeza no chão, né? E falando em banheiro...



Os banheiros na Irlanda tem banheira e chuveiro, então você toma banho de pé na banheira, sabe? Com isso já me acostumei. O que pra mim é estranho é a tal das duas torneiras na pia (uma com água fria e uma com água quente) e a já falada da falta de ralo. Algumas casas funcionam com o sistema de boiler, ou seja, tem que esquentar água por um período antes de utilizá-la quentinha. Já outras tem chuveiro elétrico - já morei em casa assim e nossa, que saudade de tomar banho a hora que me der na telha!

A tomada do banheiro fica pra fora, então você acende a luz antes de entrar.

Sobre o lixo: a gente tem que separar reciclável de orgânico e colocar o lixo pra fora toda semana. Os vidros são separados e a gente deve colocar em bancos de vidro espalhados pela cidade.

Uma coisa na cozinha que eu esqueci: alguns fogões não são com chama de fogo, e sim chama de pedra! Demora horrores pra esquentar e quando você desliga o "fogo", tem que tirar a panela daquela boca se não sua comida vai queimar! Uó.

Outro espaço comum nas casas aqui é o "quartinho do Harry Potter", ou seja, um espaço embaixo da escada onde se guardam tranqueiras, produtos de limpeza, etc. Ah, e toda casa tem o hot press, o armário onde fica o boiler.



Na sala há sempre uma lareira e acima dela um espaço chamado mantle piece. É lá que os irlandeses fazem sua mostra de cartões. Sério. Em todas as casas irlandesas em que estive, é um show de cartões por ali - aniversário, agradecimento, Natal, etc. Eles sempre vão mudando. Ah, e há muitas fotos espalhadas pelas paredes e estantes, além de velas. Nunca vi as benditas acesas em casa nenhuma, mas elas tão sempre lá.

Agora, tudo isso tá bem ok pra mim, sabe? Só tem um probleminha nas casas na Irlanda que me deixa maluca: o barulho. As casas aqui são feitas de madeira e fazem um barulho da porra. Você anda devargazinho, o mais silencioso possível, mas no resto da casa o que se houve é um elefante no cômodo. ARGH. É muito difícil, principalmente à noite - é uma barulheira insuportável!
Web Analytics
Back to Top