Wexford e um parque sensacional

/

Esses dias eu comentei aqui que fui passar um fim de semana no sudeste da ilha - Wexford, New Ross e Waterford. No primeiro dia ficamos só em Wexford e visitamos um lugar bem legal: nosso primeiro passeio foi no Irish National Heritage Park. Cara, que parque sensacional. Sensacional. Sem dúvida, um dos melhores passeios que já fiz pela Irlanda.

Segundo o site, "In this Park, which stretches over 35 acres of woodland, wetland, estuary and uplands, you will visit the houses, farms, and ritual centres of our long-vanished ancestors. With 16 separate sites dotted through unspoiled landscape, the Irish National Heritage Park offers a unique perspective on the past". Ou seja, é como se fosse um museu sobre o passado da Irlanda até a invasão dos Normandos a céu aberto. Achei divertido e interessante - seja pra casais, amigos, famílias, crianças, etc, etc.

Existem várias trilhas mas seguimos na trilha principal que contém as 16 paradas.


Cada ponto tem um mural que explica o que estamos vendo, além de trazer curiosidades. Começamos há milhares de anos, na Irlanda pré-histórica; depois passamos pela época do Cristianismo e por fim, a das invasões.


O parque é bem grande e dá pra passar umas 3, 4 horas fácil ali. A gente ficou umas duas mas não fomos apressados: paramos pra ler as informações todas, tiramos fotos, interagimos com algumas coisas...


As primeiras pessoas a vir para a Irlanda chegaram cerca de 9.000 anos atrás, após a última Era do Gelo. Por toda a ilha havia muitas árvores e essas pessoas viviam da caça, pesca e coleta, e se deslocavam de um lugar para outro e montavam acampamentos como os da foto acima. Esse era um modo relativamente bem-sucedido de se viver que durou 3 mil anos.

Aí há uns 6 mil anos as primeiras comunidades agrícolas aparecem por aqui. Eles começaram a limpar terras das florestas, a plantar trigo e criar bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Este período é conhecido como o Neolítico. Essas pessoas tinham aprendido a cultivar seu próprio alimento e manter os animais, em vez de depender de caça ou coleta, o que acabou significando na permanência delas no mesmo lugar por muito tempo.


wexford - irish national heritage park

wexford - irish national heritage park

wexford - irish national heritage park


Mas há uns 4500 anos atrás, a sociedade irlandesa mudou dramaticamente: o clima tornou-se mais frio e mais úmido e pântanos começaram a surgir. Foi nessa época que surgiram os tais círculos de pedras. Arqueólogos acreditam que enterros aconteciam dentro dos círculos, o que poderia significar alguma forma de sacrifício e santificação. Há muitos desses na região de Cork e Kerry.



Enfim, foi super legal e deu pra aprender muito sobre os povos que habitavam esse pedaço do mundo: as casas que construíam, o que faziam pra comer, como se organizavam, suas crenças. Uma das paradas do passeio foi na reprodução de um antigo monastério: havia alguns atores vestidos de cavaleiros fazendo diversas atividades e um deles parou pra conversar sobre espadas e lutas, hahaha.

wexford - irish national heritage park




Uma das coisas que me chamou a atenção foi que de acordo com estudos, os Celtas nunca invadiram a Irlanda. Houve, na verdade, uma aceitação e perpetuação dessa cultura por aqui, já que, pela proximidade com a Grã-Bretanha e a Europa, muitas tribos celtas acabaram vindo pra cá. Dito isto, no momento em que os primeiros registros escritos aparecem na forma de inscrições Ogham fica claro que pelo menos uma das línguas faladas aqui era uma forma primitiva de irlandês - que é uma língua celta.  Como e quando o idioma chegou aqui e como ele veio a dominar tão completamente, permanece um mistério.

Enfim, o parque é sensacional e vale muito a visita! Adoro aprender sobre a história da Irlanda!





Web Analytics
Back to Top