Essa foto não foi tirada por mim - no dia em que fomos tava uma fila enorme! |
A biblioteca da Trinity chamou a minha atenção por dois motivos: eu sabia que tinha alguma coisa a ver com o Harry Potter, que tinham usado ela de inspiração pra cenas do Star Wars e que o Book of Kells estava lá. Então vamos por partes:
HARRY POTTER
Eu achava que o filme havia sido filmado lá, mas depois de pesquisar um pouco, fiquei com dúvida: alguns dizem que na verdade as cenas da biblioteca de Hogwarts foram filmadas numa biblioteca chamada Duke Humfrey em Oxford. Veja só:
Não sei o porquê de dizerem que HP foi gravado lá quando nada na internet diz isso e as fotos comprovam, né?
Fiquei chateada, mas tudo bem porque...
STAR WARS
George Lucas nega que tenha se inspirado na Trinity Library pra conceber a sala dos arquivos do Templo Jedi no filme "Star Wars - episode II". O fato é que ele não teve permissão pra gravar lá e disse que foi apenas uma coincidência, mas o fato é que não dá pra negar não, senhor Lucas - as salas são iguaizinhas!
Reza a lenda que um dos produtores de George Lucas veio pra Dublin visitar a biblioteca e a reconstruiu digitalmente depois.
BOOK OF KELLS
O book of Kells é um manuscrito ilustrado feito por monges celtas na Idade Média.
Vou parafrasear um pouco da wikipédia nos dois próximos parágrafos:
Por conta da sua grande beleza e da excelente técnica do seu acabamento, este manuscrito é considerado por muitos especialistas como um dos mais importantes vestígios da arte religiosa medieval.
Escrito em latim, o Book of Kells contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento e deve seu nome à abadia de Kells, situada em (adivinha?) Kells, no condado de Meath. A abadia foi fundada na época das invasões vikings. O livro permaneceu por lá até 1654. Nesse ano, o governador da aldeia enviou o manuscrito a Dublin para uma maior segurança. O livro foi apresentado aos universitários do Trinity College em 1661 e desde então nunca mais saiu de lá - a partir do século 19 o Book of Kells é exposto ao público e ele só foi levado a outros países poucas vezes.
Na exposição da Trinity há várias imagens e textos que explicam os símbolos, os desenhos, o material que os monges utilizavam pra fazer as tintas, o tipo de escrita... o livro em si fica numa sala atrás de um vidro. Ele é enorme e de fato, lindo: como os caras conseguiam escrever e desenhar aquilo somente com as mãos?
Infelizmente fotos não são permitidas, mas na internet a gente encontra várias:
No segundo andar é que fica a biblioteca antiga, que é de fato bem grande e liiiiinda. Tem aquele cheiro de livro velho e dá muita vontade de pegar algum daqueles livros e tocá-lo, mas não é permitido. Além disso, há outras coisas em exibição (como poemas de autores irlandeses escritos à mão, peças musicais, etc). Tava tendo uma mostra sobre a Batalha de Clontarf também!
A entrada pra estudante é 8 euros e honestamente, apesar da importância do Book of Kells e tal, acho muito, muito alto esse valor. Mas quando a gente quer ver algo assim pessoalmente, com nossos próprios olhos, tem que pôr a mão do bolso, né?
Demoramos, mas fomos! :) |