Dançando no rio

/

Todo país tem a sua dança famosa, tradicional.

No Brasil tem o samba, na Argentina o tango, na Áustria a valsa, e por aí vai. A Irlanda não poderia ficar de fora, claro.

Quer dizer, não se trata de uma dança tradicional, das antigas, mas não deixa de ser irlandesa. Estou falando de Riverdance.

Riverdance na verdade foi um espetáculo elaborado para um intervalo de 7 minutos no Eurovision de 1994. A Irlanda era a anfitriã do festival  por vencer a edição de 1993 e escolheram a cultura celta como tema principal da apresentação.

A ideia é: sapateado (mas sapateado onde a parte de cima do tronco dos dançarinos quase não se move) com música irlandesa. É bonito de ver e de ouvir.

Onde eu quero chegar com tudo isso? É que no últimos dias eu vi diversos cartazes de Riverdance que fazem parte do The Gathering (projeto que o Rick explicou aqui) - apresentação aqui, show ali, um monte de evento relacionado ao show. E um deles seria uma exibição dos melhores momentos do espetáculo em diversos lugares do mundo num telão com a banda tocando ao vivo. O ingresso custou 10 euros e óbvio que não perdi a oportunidade.

Convidei a Jamile e fomos nós três (eu, ela e seu namorado) pra Merrion Square onde aconteceria a exibição. Ficamos sentados no chão mais ou menos 1h esperando e às 20h pontualmente o evento teve início. Bill Wheelan, criador do Riverdance, falou um pouco. Depois teve uma dançarina falando e também e um cantor que fez parte do show - Brian Kennedy. Ele cantou diversas músicas e animou bastante a galera.

Aí a banda foi introduzida, um por um.

Sinceramente, a gente não aguentava mais ficar de pé esperando - a gente queria ver o show logo!

Mas a espera valeu a pena, porque cara... o negócio é lindo.

Só a música já seria demais - tem percussão, guitarra, violão, sax e também instrumentos típicos da música irlandesa, como a gaita de fole, flauta e violino.

Mas o vídeo... gente, o vídeo... o espetáculo é lindo demais! Eles mostraram diversos trechos e os meus preferidos foram a rotina de jazz (tipo uma briga entre tapdancers de jazz e tapdancers do Riverdance... sensacional):



E também o trecho onde uma dançarina de flamenco dança com os caras do Riverdance. É LINDO DEMAIS:



Aí no domingo rolou um outro evento relacionado ao Riverdance: milhares de pessoas se reuniram pra participar da tentativa de quebrar o recorde de maior número de dançarinos dançando Riverdance! As pessoas se posicionaram na beira do rio Liffey e conseguiram entrar no Guinness Book! Aqui tem vídeo e tudo, foi muito legal! Cheguei em cima da hora e não consegui pegar um bom lugar pra ver, por isso nem postarei as minhas fotos. De qualquer forma, foi um final-de-semana muito bom, cheio de dança e sapateado!
Web Analytics
Back to Top