Por estar doente, Tarsila não poderia participar da gravação de um programa chamado "O mundo segundo os brasileiros" que passa na Band e também é colocado no YouTube. Ela estava me convidando pra participar no lugar dela.
Fiquei meio sem reação mas topei. Logo em seguida a produtora do programa me ligou para combinarmos o que seria feito no dia seguinte - o roteiro na verdade já havia sido discutido com a Tarsila. O plano era sair de Dublin e ir pra Newgrange, Howth e Malahide.
Só que precisava de carro, já que sairíamos de Dublin e pegaríamos estrada. A equipe do programa era somente a produtora e o câmera. R. estava comigo quando topei participar e o convidei pra ser o motorista/apoio moral. Ele aceitou (thanks, my dear) e deu a maior ajuda! A produção pagou gastos com gasolina e alimentação, além de entrada nos lugares.
Eu tava super ansiosa, num misto de culpa pelo fato da Tarsila (que mora aqui há anos e tem muia coisa bacana pra falar de Dublin e da Irlanda, além de ser uma fofa!) não poder participar e alegria por ter sido chamada pra substituí-la.
No dia seguinte de manhã a equipe chegou na minha casa - tava um friozinho mas muita garoa e um vento da porra. Eles queriam fazer a introdução comigo falando onde moro, de onde sou, etc. Quando o câmera veio me dar o microfone de lapela, já fui pegando e falando "eu fiz Rádio e TV, sei como é que é". Eles riram e começamos a gravar.
Eu já tinha visto uma edição desse programa antes, a de Istambul. É assim: diversos brasileiros que moram na cidade falam um pouco da sua vida lá e alguns lugares e coisas legais pra se fazer. A pessoa nunca olha pra câmera, é tipo documentário.
Saímos de Dublin e pegamos estrada rumo a Newgrange, que foi um negócio tão espetacular que merece um post só pra ela. Continuo essa saga mais tarde...