E como anda o alemão?

/

Como já comentei aqui no blog, estou fazendo um curso de alemão com duração de 8 semanas. Tenho noção que 8 semanas são só pra fazer uma apresentação do básico do básico, mas tá sendo inevitável ficar intrigada e interessada por essa língua que nunca quis ou imaginei aprender. No entanto, apesar de toda a minha curiosidade e boa vontade, foi difícil acompanhar as primeiras aulas. Parecia que eu tava observando a aula da professora e após o término daria um feedback - situação pela qual passei diversas e diversas vezes nesses quase 10 anos (caramba, 10?!!!) como professora de inglês.

A quarta aula, por exemplo, foi desanimadora. Dá pra ver que a professora prepara as aulas, mas se atrapalha muito no delivery, no passar as instruções, sabe? 

Mesmo assim, tenho seguido firme, estudado em casa, lendo as frases em voz alta, estudando com aplicativos no celular, praticando com o R. 

A quinta aula pra mim foi a melhor. A professora fez mais atividades em duplas e eu me senti mais confortável em "falar alemão" com minha colega do que ler em voz alta pra sala inteira, como a professora sempre pede. Revisamos vocabulário (adjetivos tipo alto e baixo, bonito e feio, caro e barato, etc) e fizemos um exercício de leitura que por ter sido um pouco mais difícil, acabou sendo desafiador e interessante, pelo menos pra mim. 

Já aprendemos a conjugar vários verbos no presente, vimos como falar os membros da família, algumas
profissões, muito vocabulário novo e de pouquinho em pouquinho estamos tendo a possibilidade de observar a variação dos casos no alemão - o que pra mim está sendo no mínimo diferente, já que nenhuma língua que estudei antes funciona com declinações e casos.

A aula dessa semana foi bem bacana também. Apesar de termos tido bastante conteúdo (pronomes possessivos, mais vocabulário, como dizer a hora), deu pra praticar bastante e tô me sentindo um pouco melhor com minha pronúncia, mas ainda acho que tenho que melhorar mais. Mas isso claro, só depende de mim. 

Enfim, tá tudo lindo e maravilhoso, com um GRANDE PORÉM: como pronuncia a porra do CH? 

Meu irmão já tentou me ensinar, R. já tentou, meu amigo Rê, minha amiga A. já tentou.... o som individual eu consigo fazer, mas quando ele tá no meio das palavras, sem condições. Me sinto muito fracassada!

pronúncia do ch em alemão
Retirado do site http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/german/frameset.html


Resumo da ópera: faltam duas aulas pra esse curso acabar e eu estou muito a fim de dar continuidade. Louca ou corajosa?
Web Analytics
Back to Top