Filmes irlandeses legais

/

Se você já pesquisou o assunto "cinema irlandês" no google, certamente se deparou com títulos como "Michael Collins", "The Magdalene Sisters", "Leap Year", etc. O meu post não é nenhuma lista dos melhores filmes irlandeses ou dos mais importantes, mas dos que realmente vale a pena ver na minha opinião.

Começo a lista com o meu preferido, "Once". Esse filme entrou na minha vida através do meu irmão, que o viu numa sala ~alternativa~ em São Paulo e voltou pra casa enchendo a minha paciência, dizendo que eu amaria o filme. Na época morar em Dublin não passava pela minha cabeça, mas como eu gosto de musicais, assim que saiu o filme ele comprou o dvd pra gente ver junto e foi amor à primeira vista! O sotaque irlandês, as músicas, a simplicidade do filme... é sensacional. Já vi várias vezes e não me canso, é lindo! Aliás, até Oscar de Melhor Canção eles ganharam.



A Bia tem dois posts no blog dela sobre o filme - um com as impressões de antes e outro com impressões de depois de morar em Dublin. Vale a leitura!

E já que estamos falando de música, vale mencionar "The Commitments" - apesar de um pouco arrastado em alguns momentos, o filme tem uma vibe divertida e descontraída. É sobre uma banda formada por pessoas totalmente aleatórias mas que tem o amor pela música em comum. Eles passam por várias dificuldades, claro, mas você pode imaginar que o final não foge muito de um final feliz, né? Dá pra ouvir vários sotaques diferentes e é ótimo pra treinar o inglês!



Farei também uma menção ao "Intermission" - apesar de meio doidão, o filme tem personagens e situações muito engraçadas. É daquele tipo de filme que mistura várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e que de certa forma se cruzam no final, sabe? Um dos personagens é interpretado por Colin Farell (você sabia que ele é irlandês?), num sotaque extremamente difícil de entender, totalmente despido do jeito "americanizado" dele falar em Hollywood. Outro ator irlandês famoso que está nesse filme é o Cillian Murphy ("Inception", "Batman"). Só a cena de abertura já dá o tom da loucura que é o filme:


Agora, um filme irlandês que arrebatou totalmente o meu coração é o "The Guard". Que puta filme! A história é sobre um policial no oeste da Irlanda que acaba investigando um lance de tráfico de drogas e que tem como parceiro um policial americano. O filme é muito divertido, principalmente pelo contraste entre os dois personagens principais. Pra quem mora na Irlanda e/ou já manja um pouco da cultura e "jeitinho" irlandeses, certamente vai dar muita risada, mas ó: o sotaque é bem tenso! O ator principal é o Brendan Glesson, que interpreta o professor Mad-Eye Moody nos filmes do Harry Potter!




Por fim, vou pegar o gancho do Brendan Glesson e falar de um filme irlandês que está atualmente em cartaz: "Calvary". A história é sobre um padre em Sligo (beijo, Rick!) que recebe uma ameaça de morte. O foda é que ele é super boa pessoa e é essa a justificativa do assassino para matá-lo. O filme, apesar de não ser comédia, é irlandês, então não tem como fugir dos tons engraçados. No geral é um filme impressionante, com cenários lindos e uma trama realmente interessante. O elenco é um puta elenco: além do Glesson, tem Chris O'Dowd (O Roy da série "IT Crowd"), Aidan Gillen (o "Mindinho" da série "Game of Thrones") e o comediante Dylan Moran, num papel bem curioso. Enfim, vale muito a pena!


Web Analytics
Back to Top