Sobre artefatos e antigüidades

/

Quarta-feira passada foi dia de visitar dois museus muito bacanas aqui em Dublin. Aliás, dois museus que fazem parte do mesmo "grupo", o Museu Nacional da Irlanda - Arqueologia e o de História Natural. Hoje vou falar do primeiro, o Museu Nacional de Arqueologia.



Ele fica ao lado da Leinster House na Kildare Street e é um prédio muito, muito lindo. Logo na entrada tem um mosaico de signos de 1800 e alguma coisa no chão, coisa fina mesmo.

Emprestada do google pois esqueci de tirar foto

O salão principal tem muuuuuuitos artefatos antigos encontrados aqui na Irlanda. Quando eu falo antigo, é antigo mesmo, tipo pré-histórico. Tem facas, potes, objetos de ouro, uma infinidade de coisas. Fotos não eram permitidas e respeitei o aviso, apesar de ter visto muito turista com suas câmeras enormes tirando foto de tudo por ali.

Uma das coisas que me chamou a atenção foi uma espécie de canoa, a Lurgan Boat. É um barco de 4.500 anos de idade, que foi originalmente construído em Lurgan (Galway). A aparência do barco é áspera e ele parece bem pesado - o tronco é muito grande e tá muito bem conservado. O barco foi descoberto em 1902 durante as operações de drenagem num pântano - razão pela qual o barco ficou tão intacto. É um negócio impressionante de verdade!

Achei no google pra poder ilustrar

No entanto, apesar do primeiro andar do museu ser legal, o segundo é muito mais interessante. Isso porque logo na primeira salinha tem um computador onde você pode consultar o significado e origem de vários sobrenomes comuns por aqui. Eu adoro história, idiomas e origem das coisas, então fiz a festa. Só não consultei todos os nomes da lista porque tinha gente querendo usar também.

É Kennedy: não tá fácil pra ninguém

Aí na outra sala tem um negócio meio macabro/intrigante: corpos encontrados em escavações pelo país, mais precisamente no condado de Meath em 2003. Como eles foram encontrados em pântanos, estão preservados e intactos. É assustador e incrível. Eu não tirei fotos porque achei bizarro demais, mais achei esse site aqui que mostra várias fotos. Fique à vontade pra ir olhar!

E assim, terminamos nosso passeio pelo Museu Nacional. A entrada é grátis e a visita vale a pena, mesmo que você não seja tão fã de história porque só o prédio em si já vale a pena. A arquitetura é belíssima e o chão é todo decorado, azulejado:



Atração cultural de graça e interessante: amo você.
Web Analytics
Back to Top