Retrospectiva 2020

/

Mesmo nesse ano de merda que foi 2020, eu não queria deixar a tradição de lado: chegou o último post do ano, aquele de retrospectiva! Nos últimos anos comecei a separar esse post em dois: um de viagens e um de outras coisas que rolaram na vida. Como não rolaram viagens em 2020 (apenas cancelamentos e decepções), vamos de um post só pra não passar em branco. Você pode ler a retrospectivas dos anos anteriores clicando nos links: 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012. E as retrospectivas de viagens aqui: viagens 2019, viagens 2018, viagens 2017, viagens 2016, viagens 2015.


Eu tinha muitos planos pra 2020: estávamos planejando uma viagem pro Marrocos em fevereiro/março, viajaria pra Budapeste numa mini despedida de solteira em maio, me casaria na Irlanda em julho e receberia amigos e família vindo do Brasil, faríamos passeios pela Irlanda e tudo mais. Pro segundo semestre, o plano era curtir a vida de casada e passar o natal com a família no Brasil.


No âmbito profissional, eu tava começando a me interessar por teacher training e até surgiram duas oportunidades - uma na escola onde trabalho e outra em uma escola que acabou fechando na pandemia.


Fora isso, queria começar a fazer terapia e talvez algum exercício físico, coisa que vinha postergando há séculos.




Ninguém poderia imaginar que no meio do caminho teríamos uma pandemia, e enfim, dentre tudo que poderia ter dado errado, sei que sou muito privilegiada e não tenho do que reclamar: não perdi o emprego, tenho um companheiro maravilhoso que também está estável no trabalho, temos um teto sob nossas cabeças, adotamos duas gatinhas lindas, estamos saudáveis e ninguém próximo de nós foi acometido pelo vírus.


No entanto, não posso deixar de registrar a frustração de não ter conseguido realizar tantos planos e sonhos, mas eu sou otimista, confio na ciência e sei que agora é só uma questão de tempo até as coisas melhorarem.


Um resumo do meu ano e na sequência, planos pro ano que vem:


Janeiro - Fevereiro - Virei de 2019 pra 2020 com minha mãe, irmão e R. em Londres. Depois R. voltou pra casa e eu segui pra Paris com minha família. Só agora me dei conta de que não fiz post sobre essas viagens no blog - a verdade é que logo que a coisa da pandemia estourou, eu simplesmente esqueci dessas viagens! Enfim... eu estava pensando em começar a fazer treinamento de professores, tinha algumas entrevistas marcadas e estava super tranquila no trabalho. R. e eu já havíamos planejado muita coisa do casamento e começávamos a pensar em uma pequena cerimônia no Brasil também.


Com mamis e baby bro em Paris



Março - Agosto - Essa foi a época do primeiro lockdown e restrições na Irlanda, fiquei praticamente em casa apenas saindo uma vez por semana pra ir ao mercado. Eu pessoalmente não senti falta de sair na rua, caminhar nem nada disso, então aproveitei que ganhei tempo ao invés de ter que me deslocar até o centro da cidade pra trabalhar e comecei a fazer muitas coisas. Nesse período, fiz dois cursos online do Pablo Villaça (Arte do cinema e Crítica cinematográfica), algumas aulas online de lettering e caligrafia, comecei a estudar irlandês e comecei a terapia e aula de canto também.


Ensaio a distância que fizemos durante a primavera



Agosto - Outubro - Nesse período voltei a trabalhar presencialmente, o que por um lado foi bom (voltar a me arrumar, ver gente, ouvir os meus podcasts no caminho pro trabalho), mas por outro, me deixou super desanimada porque as aulas presenciais são muito ruins quando estão todos de máscara, com distanciamento, sem podermos fazer atividades em par, grupo, etc. Continuei com minhas atividades extras no período da manhã e após chegar do trabalho.


Voltar a trabalhar fora de casa e deixar essas duas: foi difícil!



Outubro - Dezembro - Mais um lockdown, e com o ganho de tempo voltei a estudar espanhol (decidi que quero prestar um certificado ano que vem, parecido com aquele de italiano que fiz ano passado), comecei a fazer pilates duas vezes na semana e mantive as atividades de antes: irlandês, canto e terapia.


Não estou ambiciosa pro ano que vem porque ninguém sabe como as coisas vão se desenrolar. A verdade é que ainda estou surpresa em estar trabalhando, porque a escola certamente não está lucrando nada. Cheguei a pensar em mudar de área, e quero pensar um pouco mais sobre isso em 2021. Continuarei com minhas atividades extra, mas vou mudar a frequência de algumas delas porque me senti até overwhelmed de tanta coisa que tava fazendo, ainda que todas me trouxessem um enorme prazer.


Vamos manter o casamento em julho seja lá como for: pode ser que minha família não possa vir, pode ser que tenhamos que diminuir nossa lista de 100 convidados pra 50 ou até mesmo 25, mas vamos em frente. Quero ir ao Brasil em dezembro (conseguimos um voucher com a cia aérea) e talvez façamos nossa lua de mel, mas vai depender de como as coisas estarão no mundo.


Metas pra 2021 que posso controlar:

  • continuar aulas de canto, mas talvez com menos frequência
  • continuar o espanhol e prestar um exame de B2 no verão
  • continuar estudando irlandês, bem como o italiano, mas intercalando as semanas
  • continuar o pilates 2x por semanas a distância
  • melhorar minha técnica de estacionar o carro, porque ainda tô muito insegura nessa parte
  • continuar comendo menos carne (R. e eu comíamos carne todo dia, e agora diminuímos pra apenas 3 ou 4 vezes por semana - por carne eu englobo tudo: frango, carne bovina e suína)
  • fazer uma galeria de fotos de família aqui em casa
  • arrumar meus documentos e digitalizar tudo
  • começar a arrumar minha papelada para aplicar pro passaporte irlandês (só posso a partir de 2022, mas já queria me organizar porque arrumar tudo demora)
  • continuar a tradição de enviar cartões de natal personalizados (já tenho até a ideia!)
  • postar no blog pelo menos uma vez ao mês 
  • pensar melhor se quero continuar na terapia mesmo


Metas que quero cumprir mas que não dependem só de mim:

  • contratar um personal 1x por semana pra fazer exercícios presenciais
  • fazer um ensaio pré-wedding
  • casar no civil
  • fazer a festa de casamento na Irlanda
  • planejar uma comemoração de casamento no Brasil (como será vai depender se minha família conseguirá vir em julho ou não)
  • planejar e sair em lua de mel (ainda não decidimos o destino)


Acho que por enquanto é isso. 

Como foi o ano de vocês? Quais os planos pra 2021?

Espero que tenham um fim de ano tranquilo e que fiquem seguros. Já há luz no fim do túnel!

Web Analytics
Back to Top