Desafio: filmes pra 2015

/

Uma das minhas resoluções pra 2015 é assistir mais filmes. Eu vi pouquíssimos no ano passado e fiquei frustrada porque adoro cinema e sempre vi tanta coisa!

Aí um dia desses, lutando contra o vento pedalando de volta do trabalho, uma lampadinha acendeu - uma ideia pra me forçar a ver mais filmes e filmes de certa forma relevantes! Resolvi me dar o desafio de ver 4 filmes de algum cineasta específico por mês. Sendo assim, serão 12 cineastas, 48 filmes. Sem contar os filmes que eventualmente verei no cinema, filmes que o R. me indicou (ele tem uma lista de filmes pra mim desde quando começamos a namorar e mesmo depois de todo esse tempo não chegamos a ver nem 1/3 da lista), filmes que me interessarem no caminho. Ou seja, os dias em 2015 terão que ter muito mais de 24 horas pra eu dar conta de tudo isso!

Eu já tinha alguns diretores em mente - alguns que só conheço de nome, outros que só vi um ou outro filme. Separei esses nomes e com a ajuda do google, achei blogs com posts de 10 melhores diretores ou coisa parecida que me ajudaram também.

Sendo assim, a lista, em ordem alfabética, será:

JANEIRO - Woody Allen

Muita gente ama, muita gente odeia. Dos que vi, gostei ("Match Point", "Meia-noite em Paris", "Para Roma com amor", "Vicky Cristina Barcelona", "Todos dizem eu te amo"), mas a filmografia dele é super extensa e vou ter que escolher só quatro pra esse mês. O que sugerem? Com certeza quero ver "Annie Hall" e a "A Rosa Púrpura do Cairo".

Adoro o Benigni em "Para Roma com amor"!


FEVEREIRO - Almodóvar

Adooooooro os filmes do Almodóvar e já vou amar fevereiro! Vi poucos, mas gostei muito- "Fale com ela",  "Volver" e "A má educação". Gosto do estilo dele e tô doida pra assistir "A pele que habito", "Tudo sobre minha mãe", "Mulheres a beira de um ataque de nervos" e "Los abrazos rotos".

Amo essas capas todas coloridas!


MARÇO - Bergman

Esse é um que tá sempre na lista de melhores cineastas de todos os tempos e eu nunca vi absolutamente nada dele! Sei que vai rolar uma vibe mais existencialista, já que seus filmes falam de solidão, temas mais melancólicos e tal. Já na lista: "Morangos Silvestres", "Gritos e Sussurros", "O Sétimo Selo" e "Cenas de um Casamento".

Filmes em preto e branco em março? Vai estar tendo.


ABRIL - Coppola

O nome é famoso, claro. Mesmo que você não seja ligado em cinema, com certeza já o ouviu! Do "hômi" só vi mesmo o "Drácula de Bram Stocker", que é muito divertido, por sinal. Na lista para ver estão somente dois títulos: "Apocalypse Now" e a trilogia "O poderoso chefão".

Muuuitas horas de Godfather - será que tô preparada?


MAIO - Eastwood

Esse também é um nome super conhecido mesmo pra quem não tá nem aí pra hora do Brasil. Ele já ganhou quatro Oscars e uma porrada de outros prêmios - lembro quando ele ganhou prêmio de diretor e filme pro "Uma menina de ouro", sensacional! Dele também já vi "Sobre meninos e lobos" (não gostei). Para maio os filmes serão: "Os imperdoáveis", "As pontes de Madison,"Cartas para Iwo Jima" e "Um mundo perfeito".

Tá bom, vai dizer que o cara não era bonitão?!


JUNHO - Fellini

Tinha que ter um diretor italiano por aqui, né?! Lembro vagamente de algum professor mencionar Fellini na faculdade (pra quem não sabe, sou formada em Rádio e TV) e de ter colocado seus filmes na minha lista, mas nunca vi nenhum. Quero assistir "A Doce Vida", "Oito e meio", "A estrada da vida" e "Roma de Fellini".

Já estou besta: que mulher linda é essa??!!!


JULHO - Hitchcock

Hitchcock é cláááássico, obrigatório. Lembro de ler um livro dele no auge dos meus 12, 13 anos e ficar fascinada. Confesso que terror/suspense sombrio não é dos meus gêneros favoritos, mas como não respeitar e admirar um cara que veio com toda uma proposta pro estilo? Gostei muito de todos os filmes dele que já vi, eles estão cheios de enquadramentos bem-feitos, trilha-sonora impecável, fotografia bacana, etc, etc, etc ("Psicose", "Um corpo que cai", "Disque M para matar" e "Janela Indiscreta"). Quero ver "Os Pássaros", "Intriga Internacional", O homem que sabia demais" e "Pacto sinistro".

"Um corpo que cai" é muito tenso!


AGOSTO - Kurosawa

Não lembro quando ouvi falar do Kurosawa (acho que na faculdade), mas sei que vi seu mais famoso, "Sonhos", bem antes disso. Antes de diretor, Kurosawa era desenhista de storyboard e os fazia com perfeição artística - seus filmes parecem pinturas! Como eu não lembro direito de "Sonhos" e quero rever o filme, vou juntá-lo com os outros três - "Dodeskaden", "Dersu Uzala" e "Madadayo".

Não disse que parecia pintura?


SETEMBRO -  Polanski

Polanski é meio ~polêmico~ mas a gente não tá aqui pra falar de vida pessoal, né? De seus filmes só vi "O Pianista". Na lista pra ver em setembro estão "Chinatown", "Repulsa ao Sexo", "O Bebê de Rosemary" e "A Faca na Água".

Clássico que precisa entrar pra lista dos "vistos" esse ano!


OUTUBRO - Scorcese

Esse aí não morre mesmo! O cara tá com 72 anos e ano passado mesmo fez o divertidíssimo "O lobo de Wall-Street". Ele ficou a vida toda praticamente sendo super aclamado pela crítica e nunca tinha ganhado nenhum Oscar - o que mudou em 2007 com "Os infiltrados" (nunca vi tantas variações da palavra fuck em nenhum outro filme!). Dele também já vi "Ilha do medo". Para conferir: "Taxi Driver", "Os Bons Companheiros", "A Época da Inocência" e "A Invenção de Hugo Cabret".

Elenco desse filme é surreal de bão!


NOVEMBRO - Wilder

Pesquisei muuuito sobre Billy Wilder na faculdade por causa de um trabalho no 2º ano. Por causa disso, acabei me apaixonando ainda mais pela Marilyn Monroe (que está em vários filmes dele), mas não vi nem metade do que gostaria. "Crepúsculo dos deuses" é um filme que todo mundo deveria ver na vida, sério, é muito bom! Além disso vi "Quanto mais quente melhor" (se você acha "As Branquelas" divertido, meu amigo, você não viu o filme do Wilder!!!!) e "Sabrina" (muito fofinho!). Quero muito ver "O pecado mora ao lado", "Testemunha de acusação", "Pacto de sangue" e "Se meu apartamento falasse".

Diva! Maravilhosa!


DEZEMBRO - ???

Eu ia colocar Fincher na lista quando me dei conta de que já vi váááários filmes dele. Além disso, nem inclui Tarantino, Nolan, Burton pelos mesmos motivos. Sendo assim, me ajudemm a escolher mais um diretor clássico pro último mês do ano? Pensei em Campanella, Meirelles, Sales, Lynch, Von Trier.... o que acham?

Quem quer participar comigo? Não precisa ser os mesmos filmes/diretores, mas quem topa escolher um tema e ver filmes relacionados pelo ano todo? Vamos, vamos vamos?
Web Analytics
Back to Top