Supermercado na Irlanda - reconsiderando

/

Em novembro do ano passado fiz um post falando sobre compras no supermercado na Irlanda e de como tudo era lindo e barato, né? Pois é. Esquece tudo o que eu falei! Nove meses depois já tenho outra visão sobre o custo de vida aqui, mas vou focar no supermercado.

Se você quiser economizar meeesmo aqui na Irlanda, tem que comprar um pouquinho em cada mercado pois cada um tem sua especialidade baratinha. Por exemplo, o Tesco tem o reduced, que oferece muitos produtos próximos ou na data de vencimento a preços baixos - às vezes coisa que custava mais de 3 euros tá a centavos. O reduced nem sempre tem coisa boa e tem um horário específico de acontecer, lá pelas 6, 7 da noite. Além disso, tem coisas no Tesco que são mais baratas que em outros mercados: as sobremesas tipo mousse e o rice cake, por exemplo.

O Lidl tem uns biscoitos baratinhos (Rich Tea a 28 centavos, Jaffa Cake a menos de 50 centavos) e algumas coisas, apesar de terem o mesmo preço do Tesco, tem melhor qualidade: gosto mais da carne moída deles e também dos molhos - o molho do Tesco é muito ralinho, parece água vermelha. Os molhos do Lidl vem com outras coisas, tipo cogumelos, e são bem mais saborosos. Além disso, frutas e verduras acabam sendo um pouco mais baratas aqui também.

O Aldi é praticamente igual ao Lidl, mas com uma diferença: toda semana eles selecionam 6 produtos que vão custar somente 0,39 centavos (sempre frutas, legumes e verduras). Semana dessas foi, por exemplo: bandeja de pêssego, alface, bandejinha de tomate-cereja, melão (um menorzinho laranja, não o amarelo grandão), abobrinha e cebola. Essa promoção compensa muito porque sempre tem coisa boa - numa outra semana em que fui lá recentemente, tinha saco de maçãs, bandeja de ameixa, alface, pepino, etc....

A Dunnes é uma rede irlandesa bem famosa aqui. Tem a parte de roupas, calçados e acessórios e a parte de alimentos. Me parece que eles tem uma variedade maior de certos produtos como queijos, pães e tal. Além disso, o mercado tá sempre limpinho e impecável! Acho que se você quer encontrar algo um pouco mais específico, é lá que vai achar. Há também a marca baratinha, que se chama St. Bernard e algumas coisas custam o mesmo que no Tesco. Só compro lá quando preciso de algo e a Dunnes tá perto (geralmente quando tô pros lados do Stephen's Green).

Além dos mercados aqui citados, parece que no SuperValu rola uma promoção de frutas e legumes, mas como não tem (quer dizer, não tinha) nenhum SuperValu no meu caminho pro trabalho, nunca me dei ao trabalho de ir lá. Agora que passo por Ranelagh pra trabalhar poderei comprar lá com mais frequência!

O lance é que se você deixar pra comprar itens x no mercado A e itens y no mercado B, vai acabar economizando sim. O problema é que pra fazer isso você tem que ir até os mercados (que não são tipo um lado do outro) ou alternar os dias, tipo "segunda compro tal coisa no Tesco", "terça compro tal coisa no Lidl"...

No último mês passei a incluir mais legumes e verduras na minha alimentação, que tava bem ruinzinha. Antes eu não comprava fruta porque comia no trabalho e de legumes, somente cenoura e berinjela, além de batata. Assim que passei a comprar mais alface, pepino, frutas, tomate, abobrinha e outras coisas (atum enlatado, ovos, enfim, mais proteína), meus gastos subiram bastante. E assim: se você quiser comer coisas de maior qualidade (arroz melhor, cereal melhor, pão melhor) vai ter que desembolsar mais sim!

Comprar arroz, macarrão, pão e leite da marca mais barata não vai matar ninguém (pelo contrário fiz isso por meses e ainda faço de vez em quando), mas se quiser dar um up na sua vida alimentícia, se prepara pra gastar uns 35, 40 euros por compra, viu?
Web Analytics
Back to Top