Chutei o balde e resolvi voltar a estudar italiano

/

Um dia desses, não sei como, encontrei um site de um irlandês que se jogou no mundo e resolvi aprender diversos idiomas da maneira mais prática e um pouco auto-didata possível. Lembro que passei hooooras lendo os artigos dele no site (o cara escreve super bem) lendo a história dele com idiomas e as técnicas que ele usa pra aprender rápido. Ele cita em alguns posts vários sistemas que eu mesma utilizei quando estudava italiano sozinha: livros, sites, aplicativos, áudio-livros, etc.

Em termos de áudio-livros, gosto muito do Pimsleur mas ele é um pouco repetitivo e me cansa um pouco, pelo menos com o italiano, que é uma língua com sons muito fáceis de pronunciar - principalmente pra nós brasileiros. Acho que ele funciona mais pra quem tem dificuldade com pronúncia e memorização de frases prontas, tipo fazer pedido em restaurante, falar ao telefone, etc. 

Tem um outro método nesse estilo, que o Assimil,  um livro com diálogos em duas línguas - no caso o meu era em inglês e italiano. A ideia é que você aprenda a língua no contexto, como ela é realmente usada no dia-a-dia - há um cd com o áudio pra que você possa ouvir os diálogos e praticar. Acho um sistema bem legal, usei ele por um tempo, mas como o livro era meio pesadinho, não trouxe ele pra Irlanda. 


Em termos de gramática, eu fazia a In Italiano e exercícios online.

O listening eu sempre pratiquei através de músicas e filmes, o que me ajudou sempre ao aprender qualquer idioma, principalmente o inglês quando é era adolescente.

Mas e a fala, que é o mais importante e o mais difícil pra tanta gente? Como praticar?

Recentemente comecei a usar um site chamado italki pra praticar a minha conversação . O site é confiável e funciona como um banco de dados de professores ao redor do mundo. Você compra créditos e os utiliza pra pagar as aulas, que podem variar de 5 a até mais de 20 euros por hora (deve ter mais barato e mais caro, não vi tudo). Aí quando você escolhe o professor, verifica os horários da semana que ele tem disponível (já adaptados pro seu fuso horário) e agenda a aula. Caso o professor confirme e o horário, você recebe um e-mail com o código da sessão, o horários, a conta de skype do professor, tudo bonitinho.




A minha professora é muito legal, tem uma pronúncia clara e uma dicção muito boa. Já fiz algumas aulas com ela e gosto muito - ela sempre me manda materiais diferentes como fotos, áudio e vídeos e me corrige bastante, o que acho ótimo! Vai dar um super gás na minha fala e no italiano de forma geral, tenho certeza! Tô muito feliz!
Web Analytics

@blog_barbaridades

Back to Top