Curso superior na Irlanda - por onde começar?

/

Na teoria não é muito difícil se matricular num curso superior (pós-graduação e mestrado) aqui na Irlanda. O processo comigo foi relativamente rápido e eu vou explicar aqui o que rolou em cada fase do processo.



FASE I: A INSCRIÇÃO

A primeira coisa é fazer a inscrição no site. No meu caso, a UCD oferece todo o processo de application online e além de dados pessoais e acadêmicos, você deve também fazer o upload de toda a sua documentação - certificados, diplomas, históricos - tanto originais como as traduções. Como tanto a minha faculdade como pós-graduação são reconhecidas na Irlanda (eu já tinha me informado  pelo site do QQI, que é responsável pelo reconhecimento de diplomas estrangeiros por aqui), não precisei de nada além disso. Tem que também falar sobre sua experiência profissional detalhadamente.

No caso do meu curso em específico, eles exigiam algumas outras coisas:

  • Algum tipo de qualificação prévia em English teaching
  • Um mínimo de 2 anos de experiência em sala de aula (na Irlanda ou no exterior)
  • Um diploma de bacharel ou licenciatura
  • Uma nota mínima de 7 no IELTS


Um parênteses: sobre a tradução dos diplomas e históricos, eu já tinha desde o começo do ano porque por algum motivo eu já queria ter esses documentos pra quando precisasse não ficar em cima da hora. Não imaginei que fosse usá-los esse ano e agradeci já ter isso em mãos! As traduções fiz com essa empresa aqui e foi rápido e um preço bem ok.

Além disso, você tem providenciar duas cartas de referência acadêmicas, o seu currículo e uma carta de apresentação explicando o porquê de você querer fazer o curso.

No caso do meu curso eles diziam no site que haveria uma entrevista, mas alguns dias após ter feito o upload de toda minha documentação e ter dado o "ok" final, me mandaram um e-mail e também uma offer letter, carta que basicamente diz que você foi aceito no curso e que deve prosseguir com a candidatura.

Ah, pra fazer a inscrição precisei pagar uma taxa de 50 euros.

Assim que recebi a oferta da universidade recebi um email da coordenadora do curso me parabenizando (eu já havia trocado vários emails com ela antes tirando algumas dúvidas) e me passando uma lista de leitura com 6 títulos pra eu ler antes do início do curso para ir me preparando.

ps.: tive um pequeno problema com a minha application - como era julho, os professores no Brasil estavam de férias e não consegui cartas de referência em papel timbrado da faculdade, apenas uma versão eletrônica feita no Word mesmo. A coordenadora do curso aceitou as referências (eu acrescentei uma nota explicando a situação) mas me disse que eu precisava providenciar as referências em papel timbrado por uma formalidade.


FASE II: OS DOCUMENTOS EM PAPEL

Depois de ter recebido a offer letter você precisa enviar os documentos de verdade pra universidade. Os documentos são os históricos - tanto os originais como as traduções juramentadas - e também o comprovante de nível de inglês (no meu caso, o certificado do CPE). A universidade coloca no site uma pontuação exigida do IELTS, mas eles também aceitam certificados de Cambridge.

Você pode levar tudo lá pessoalmente ou mandar pelo correio. Se for pessoalmente, eles conferem na hora e já te devolvem. Por correio demora mais. Você pode, junto com o seu envelope, colocar um outro envelope endereçado a você mesmo já com o selo para que eles te mandem os documentos de volta (ou você pode ir buscar na universidade também).

Todo o processo demorou mais ou menos umas 2 ou 3 semanas porque eles estavam com um volume alto de documentação pra conferir mas foram muito prontos a responder os meus emails perguntando do paradeiro dos meus documentos!

FASE III: O PAGAMENTO DO DEPÓSITO

Na verdade essa fase acontece junto com a segunda: você paga, pelo site, um depósito de 500 euros. Não sei se esse é o mesmo valor pra todos os cursos, mas de qualquer forma ele será abatido do valor final na hora da matrícula. 

FASE IV: AGUARDAR UM TIME SLOT PRA FAZER A MATRÍCULA E PAGAMENTO DAS TAXAS TODAS NO SITE

Basicamente isso eu tive que descobrir fuçando pois não ficou claro pela carta que me enviaram. Eles alocam um dia pra você fazer sua matrícula no site (na verdade só uns últimos detalhes como informações pessoais e o pagamento do curso, que pode ser feito em duas vezes: uma no primeiro semestre do curso, em setembro, e outra no início do segundo semestre, em janeiro).

Ao mesmo tempo já é possível fazer um cadastro pra usar o sistema online da faculdade e por ali já ganhei um email @ucdconnect.ie e também pude solicitar uma carteirinha de estudante da universidade (precisei fazer o upload de uma foto tipo 3x4).

FASE V: PAGAMENTO E INÍCIO DAS AULAS

No dia em que liberaram o pagamento pra mim, pelo site mesmo consegui efetuá-lo. É tranquilo e rapidinho (e dói muito, muito!).



Nessa fase final já tinha recebido mais emails da diretora do curso dando as boas vindas e anunciando o início das aulas e horário. Ah, também recebi um email da universidade dizendo que a carteirinha estava pronta pra ir buscar.

A carteirinha da universidade é o que permite você usar a biblioteca, além de serviços de impressão, fotocópia, etc. Você carrega ela com um valor e quando precisa gastar com algo (por exemplo, pagar multa da biblioteca ou fotocópia), eles descontam da carteirinha!

As minhas aulas começaram na segunda-feira dia 7 e obviamente que vai ter um post contando de tudo! :)
Web Analytics

@blog_barbaridades

Back to Top