Reveillon em Barcelona

/

O fim de ano tem um gosto muito especial pros brasileiros. A gente adora uma festa de Reveillon, se vestir de branco, comer lentilha e uva, usar calcinha de cor específica, etc, etc, não é mesmo? Eu não sou exceção e também curto comemorar a passagem de ano, embora prefira mesmo o Natal.

Quando minha mãe teve a ideia de vir passar o Natal aqui na Irlanda, eu disse à ela que o Ano Novo aqui é beeeem sem graça. As pessoas geralmente fazem festa em casa, não tem fogos de artifício e no geral, o pessoal aqui prefere o Natal mesmo, então tem muita gente que nem faz nada no dia 31 de dezembro. Então ela deu a ideia de irmos pra outra cidade.

Como a gente sabe que a Europa pode ser bem fria no inverno, minha mãe logo pensou nos países mais quentes nessa época do ano, como Portugal, sul da Itália ou a Espanha. Decidimos então que Espanha seria.

Eu já tinha ido à Barcelona uma vez, mas não me importei de ir novamente, já que o R. também nunca tinha ido e seria uma oportunidade legal de rever a cidade e passar um ano novo diferente.

Barcelona há alguns anos faz festona na rua na noite do dia 31 bem na colina de Montjuïc, onde há a fonte mágica. Eles não fecham as ruas ao redor, com exceção da avenida que dá de frente pra essa colina. Eles prepararam todo um arsenal de fogos, show de luzes e música que começaria antes das 12 campanadas do sino.


ano novo em barcelona

Sim, em Barcelona (não sei se na Espanha toda) é comum tocarem o sino 12 vezes pouco antes da meia-noite, enquanto as pessoas vão comendo 12 uvas! Nós compramos nossas uvas no mercadinho e já levamos lavadas e separadas pra cada um de nós (mãe, obrigada!).

Uma outra grande vantagem de se passar o fim de ano por lá é que o metrô estava funcionando normalmente a noite toda. Incrível, né? Apesar disso, nós voltamos a pé pra casa porque obviamente as estações de metrô próximas do local estavam abarrotadas de gente.

Olha, eu não sei quantas pessoas estavam ali em Montjuïc não, mas te digo que eram milhaaaares. Muitos locais e turistas, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, cantando, bebendo champagne e comemorando a passagem de ano. Tava um clima bacana, mas infelizmente não ficamos muito perto da fonte e não conseguimos vê-la tão bem.

De todo modo, a partir das 23h30 a festa de fato começou e o show de pirotecnia, fogos e luzes estava lindíssimo, como há muito tempo eu não via. Depois da meia-noite mais alguns fogos estouraram, mas não duraram horrores, o que foi ótimo, porque pra mim não há nada mais desagradável do que fogos que não acabam nunca.

ano novo em barcelona

ano novo em barcelona

ano novo em barcelona


O único porém da história toda é que um cara de mais de 2 metros de altura ficou bem na nossa frente e ainda colocou o seu filho nos ombros, então sério, não dava pra ver naaaada, hahaha. Sacanagem!

Eu tirei algumas fotos e fiz uns três ou quatro videozinhos pro snapchat, mas preferi apreciar a queima de fogos com meus olhos mesmo. O que tinha de gente segurando o celular durante o evento todo não foi brincadeira, e nós ficávamos nos perguntando: pra quê? Tava escuro e a qualidade desses vídeos ia ficar uma merda mesmo. Sem contar o fato de que quando essas pessoas vão ver esses vídeos novamente? Nunca, né? O R. ficou tão bravo uma hora que saiu falando "when are you gonna watch these videos again, people?", então pelo menos sua frase ecoará em videos alheios pra eternidade, hahaha.

Após as uvas, campanadas, Feliz Ano Novo e tudo mais, voltamos pra casa cansados, porém felizes de ter tido essa experiência. Pra quem curte baladas e tal e pensa em passar a virada em Barcelona, vale fazer reserva antes porque tenho certeza que eles lugares lotam rapidinho - pela cidade vi dezenas de cartazes de festas e baladas de ano novo, e como Barcelona tem fama de ser cidade festeira, deve ser legal mesmo!
Web Analytics
Back to Top