Embaixada brasileira em Dublin

/

Assim como todo mundo, eu odeio resolver burocracia. Sempre tem papelada envolvida, é um saco, leva tempo, mas enfim, é necessário fazê-lo de vez em quando.

Felizmente, eu moro na capital da Irlanda e a Embaixada Brasileira é de fácil acesso pra que eu possa resolver pendências que só podem ser resolvidas lá. Não vou reclamar, já que sei que se você mora num desses interiores Irlanda afora, deve ser uó ter que vir pra Dublin só pra passar na Embaixada, que é aberta nos seguintes horários: segunda à sexta, das 10am às 13pm. 

Eu já tinha ido lá uma vez pra regularizar minha situação eleitoral, já que perdi duas eleições morando aqui na Irlanda. Na época o cara que me atendeu sugeriu que eu transferisse o meu título pra cá (você pode transferir o título de eleitor após estar morando 3 meses no país), assim fico regularizada com o governo brasileiro e posso votar pra presidente - não que isso valha alguma coisa no Brasil, já que presidentes eleitos democraticamente são tirados do poder assim como num passe de mágica.

Transferência de Título de Eleitor no Exterior


Se você mora fora há mais de 3 meses e tem intenção de continuar fora do Brasil, você está apto a transferir seu título. Você vai precisar dos seguintes documentos:
transferencia titulo de eleitor irlanda

- Requerimento de Alistamento Eleitoral (assinado no momento do requerimento);
- Pedido de dispensa de multas (preenchido à mão no momento do atendimento);
- Original do título eleitoral, caso o tenha;
- Original e cópia de documento brasileiro de identificação (RG, passaporte)
- Original e cópia de comprovante de endereço

Homens maiores de 18 e menores de 45 devem apresentar também o certificado de alistamento militar ou certificado de reservista  

E pronto. Pode levar até mais de 6 meses pra que essa documentação chegue em Brasília, seja resolvida e seu novo título enviado à Dublin. No meu caso, recebi um email da Embaixada avisando que meu documento já poderia ser retirado.

Renovação de Passaporte na Irlanda


O meu lindo e querido passaporte vencia no final de maio e como pra viajar é necessário ter no mínimo 6 meses de folga antes dele expirar, fui saber a respeito de renovar o mesmo no fim de 2016.

Não sei como era o sistema antes, mas agora a coisa tá bem fácil, começando pelo preenchimento de um formulário online (que leva um tempão, vale dizer - são vários detalhes, números de vários documentos são necessários, além de precisar mandar digitalizado pelo menos dois desses documentos).

Quando você terminar, você imprime esse formulário, assina e cola uma foto 3x4 (que deve ser recente e tirada num fundo branco). 

Eu preferia o desenho antigo, mas ok. (Fonte)


O segundo passo é agendar um horário de atendimento na Embaixada Brasileira - e como eles são restritos, muito provavelmente você terá que faltar no trabalho pra resolver, mas pelo menos é bem rapidinho e indolor! No site da Embaixada dá pra agendar. Eu preenchi meus dados no fim de novembro e agendei um horário pro começo de janeiro de 2017.

Quando você comparecer à Embaixada, deverá levar o formulário com a foto e também:

- Passaporte atual (que será retido, cancelado e devolvido posteriormente);
- Original e cópia de documento brasileiro válido (RG, CNH válida, CTPS recente, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, qualquer um desses);
- Situação Eleitoral impressa, que pode ser obtida nesse link aqui

Homens maiores de 18 e menores de 45 devem apresentar também o certificado de alistamento militar ou certificado de reservista - original e cópia.

Caso sua situação eleitoral/militar encontre-se irregular, isso constará no passaporte novo. Aliás, foi justamente por isso que em 2016 regularizei isso e transferi meu título pra cá.

No dia você entregará todos esses documentos, eles vão olhar os originais e devolver e você faz o pagamento da taxa no valor de €120,00 (de preferência, no cartão de débito). No site eles dizem que dá pra fazer depósito bancário também, mas acho que dinheiro vivo eles não aceitam não.

Ah, você também colocará seus polegares e indicadores na maquininha e pronto. Quando eu fui, me deram um prazo de uma semana pro passaporte ficar pronto - você pode retirá-lo pessoalmente na Embaixada ou receber por correio. Eu optei por receber pelo correio porque não queria faltar novamente no trabalho só pra ir na Embaixada buscar o passaporte, mas lembre-se que se fizer essa opção também, precisa deixar um envelope selado no valor de €6,75 pra que eles possam te enviar tanto o passaporte antigo cancelado como o novo - que agora tem validade de 10 anos, yes!!! Eu fui à Embaixada numa quarta e recebi o passaporte na sexta, foi muito rápido!

Retirar FGTS no Exterior


Olha, me parece que as regras de retirada do FGTS estão mudando no novo "governo", mas de qualquer forma, eu me encaixava numa outra categoria. Como estou há mais de 3 anos sem registro em carteira no Brasil, poderia fazer o pedido de retirada do meu suado dinheirinho do fundo de garantia!

Fonte


O sistema antes era mais fácil e dava pra fazer tudo online, mas como burocracia pouca é bobagem, dá-lhe a Bárbara fazendo cópias de documentos e documentos pra resolver o assunto (segui todas as instruções descritas aqui).

A primeira coisa é: você precisa estar sem registro em carteira há mais de 3 anos e só pode dar entrada no saque a partir do mês do seu aniversário (?!). Então, apesar deu estar sem registro na CTPS desde março de 2013, o meu aniversário é somente em dezembro, então tive que esperar praticamente mais um ano antes de dar entrada no processo...

Dito isso, você imprime esse formulário de solicitação de saque, preenche tudo (mas só assina na presença da pessoa na Embaixada!) e reúne também os originais e cópias simples de:

- Cédula de identidade (ou CNH, ou passaporte);
- Carteira de trabalho e previdência social;
- Comprovante do número PIS/Pasep

Então assim, precisa levar cópia das páginas da CTPS, principalmente as que indicam data de início/saída da empresa, férias, etc. É muita papelada, mas precisa, fazer o quê?

No formulário você deve indicar uma conta no Brasil pra onde a Caixa fará a transferência do seu dinheiro - caso não tenha conta no Brasil, pode indicar uma conta de outra pessoa, mas precisará preencher os dados dela - cpf, rg, endereço, etc.

A menina na Embaixada me disse que o que eles fazem é simplesmente enviar toda essa documentação à Caixa e que ela não faz ideia de quanto tempo leva pra eles analisarem tudo e fazerem a transferência e que caso esteja demorando muito, pra que eu contate a Caixa diretamente, e não a Embaixada.

No fim das contas, é bom ter um serviço rápido e eficiente como esse da Embaixada Brasileira em Dublin, pena que eles tem horários de atendimentos tão restritos! Agora espero não precisar voltar lá tão cedo.



Web Analytics
Back to Top