Graduate Scheme

/

O Graduate Scheme é um esquema do governo que permite que alunos de graduação e pós-graduação na Irlanda possam estender sua estadia aqui por mais uns meses, lhe garantindo um período em que o ex-aluno possa trabalhar integralmente sem restrições, além de tentar buscar um visto de trabalho. Segundo o próprio site da imigração, "this scheme exists to allow legally resident non-EEA third level graduates to remain in Ireland for the purpose of seeking employment and applying for a green card or work permit".

Primeiramente, o curso deve ser aprovado por algum órgão de certificação baseado na Irlanda (o mais importante é o QQI) e ser de, no mínimo, nível 7 no sistema de qualificações educacionais irlandês. Além disso, o aluno deverá provar que teve frequência e que foi aprovado nos seus exames ao final da graduação/pós.



Assim que a pessoa obter o resultado ao final do curso ela poderá fazer a aplicação junto à imigração. Para isso, é preciso agendar um horário pra ser atendido no GNIB (não existe mais aquele esquema de ficar desde madrugada na fila pra pegar senha, yeah!) e levar os atestados de frequência e notas, além de comprovante de seguro-saúde - que pelo que sei, pode ser um próprio pra ex-alunos, como esse aqui ou um convênio médico comum.


Antigamente as pessoas obtinham um novo stamp 2 no passaporte, mas para diferenciar os alunos de cursos de inglês e os já graduados numa universidade que estão dentro do Graduate Scheme, no começo do ano mudaram as regras e agora é dado um carimbo 1G. Pra quem aplica como estudante de graduação, são 6 meses a mais de visto. Pra quem fez qualquer curso de nível 8 ou mais, 12 meses.

No entanto, o Graduate Scheme não significa o fim da vida do ex-estudante na Irlanda. O governo permite que imigrantes fiquem no país como estudantes num total de 7 anos. Sendo assim, após o término do visto do Graduate Scheme a pessoa pode voltar a estudar, desde que seja num curso de nível acima do curso onde ela parou. No meu caso, como fiz um mestrado, que é um nível 9, poderia ter visto de estudante novamente se iniciasse um doutorado, que é nível 10. PORÉM, só poderia se o doutorado não durasse mais do que o meu tempo restante de estudante na Irlanda - e o meu ano sob o Graduate Scheme conta pra esse período. Exemplo:

Cheguei aqui em março de 2013 e renovei como estudante de inglês duas vezes. Fiz o mestrado e peguei o stamp 1G em novembro de 2016 que durará um ano - até novembro de 2017. Em tese, eu poderia ficar como estudante na Irlanda até março de 2020. Então se quisesse estudar novamente, teria que terminar até março de 2020 - um doutorado, por exemplo, talvez não daria, já que ele pode durar facilmente mais do que dois anos! Se o tempo entre novembro de 2016 e 2017 não contasse pra esses 7 anos, daria....

O site da imigração praticamente desenhou as informações e só modifiquei um número que estava desatualizado:



Não conheço muita gente que passou por esse processo porque meus amigos estão, em sua maioria, fazendo faculdade aqui agora, então só poderão se beneficiar do Graduate Scheme quando terminarem seus cursos. Não sou especialista no assunto, mas espero ter ajudado quem está pensando em aplicar. Vale lembrar que esse visto 1G, não é renovável e uma vez que o aluno aplicou e obteve esse visto, não poderá fazer o mesmo novamente.
Web Analytics
Back to Top