Avoca, no condado de Wicklow

R. e eu comemoramos três anos de namoro e mesmo com a correria do dia-a-dia, resolvemos sair pro interior no fim-de-semana para descansar, curtir a companhia um do outro e tal. Não queríamos ir muito longe porque já tínhamos viajado bastante pela Irlanda recentemente e no verão viajaríamos mais com a visita da minha mãe em Dublin.

O R. deu a ideia de irmos pra Avoca, em Wicklow. Nós já tínhamos passado pela cidade e achado ela bonitinha, mas não é nada do outro mundo, sabe? É uma vila de menos de 800 habitantes envolta de muita natureza, montanhas e tal, então seria perfeito pra gente fazer uma caminhada, se hospedar num B&B bacana, etc.

Ficamos numa guesthouse localizada à meia hora do centro da cidade e gente, que lugar delícia! O quarto era muito confortável e cheiroso, o café-da-manhã tava uma delícia e fomos muito bem tratados!

Em Avoca fizemos a primeira parada no Meeting of the Waters, que é onde os rios Avonmore e Avonbeg se encontram. O lugar é famoso também porque Thomas Moore escreveu uma música sobre o lugar e aparentemente a inspiração veio quando ele sentou debaixo de uma árvore que fica ali na região.

avoca, wicklow, ireland

De lá seguimos pra cidade e estacionamos em frente à igreja. Há um mapa explicando a Red Kite Walk, uma trilha de dificuldade moderada de 2km e meio. Foi ótimo, porque apesar da ladeira no comecinho, o restante foi bem tranquilo. Há várias espécies de pássaros no local e inclusive em 2009 reintroduziram alguns pássaros chamados Red Kite (daí o nome da trilha) na região de Kilmagig, que é como a floresta é chamada. Apesar de ser pertinho da vila (e em alguns trechos você consegue ver algumas casas e o topo de igreja), você se sente bem no meio do mato mesmo, uma delícia!

De lá tomamos um sorvete e o plano era seguir para uns jardins chamados Kockanree, mas ao checar na internet antes de ir notamos que o local é fechado aos domingos. Plano B: seguir para Avoca Handweavers & Mill.

Pra quem mora aqui na Irlanda, certamente já se deparou com a loja chamada Avoca. É uma loja que tem várias filiais pelo país e eles são famosos por seus produtos de altíssima qualidade (e caríssimos também! Humpf). O forte deles é a parte de tecelagem, já que eles produzem vários tecidos, cobertores, xales, casacos, etc, etc.

A Avoca é onde encontra-se o mais antigo moinho de tecelagem da Irlanda, desde 1723. Há um tour, mas a gente só foi seguindo as placas, lendo as informações e apreciando aqueles tecidos maravilhosos. Também vimos um tecelão trabalhar no tear, embora no geral, a Avoca use na maior parte do tempo máquinas automatizadas.

avoca, wicklow, ireland

No local também há uma loja linda onde você pode babar nos produtos deles e tomar um cafézinho acompanhado de um doce, ô maravilha!

Como ainda era cedo e estávamos a fim de fazer mais uma caminhada (já que a ida aos jardins tinha furado), mesmo com o clima ameaçando chover decidimos pegar a estrada pra uma praia que ficava à 20 minutos dali, a Brittas Bay - mas essa fica pro próximo post!