A estrada é muito, mas muito íngreme, do tipo que parece que o carro não vai aguentar. Sem contar o fato de que muitas vezes, por conta do formato da estrada que dá voltas na montanha, em alguns momentos você perde um pouco o ponto de referência... como se não desse pra ver o que vem a seguir, sabe? Dá um medinho, por isso recomendo um motorista experiente, como o meu R. :)
Como o dia estava claro e quente com o céu bem azul, deu pra ter uma vista maravilhosa de quando paramos lá em cima. Muito vento, claro, mas maravilhoso!
Ao descer continuamos a rota ao sul da ilha, pois meio que já estávamos na tal da Atlantic Drive. O caminho todo vai contornando Achill e você tem vistas maravilhosas das praias, montanhas, penhascos, enfim, é simplesmente divino. Fizemos uma parada em Ashleam Bay e babamos demais naquela paisagem. Que sorte estarmos vivos pra ver tudo isso com nossos olhos!
Continuamos descendo até chegar no ponto sul da ilha chamado de Cloghmore, onde encontra-se a Granuaile's Tower.
Essa torre é um exemplo de uma tower house irlandesa do século 15. Os líderes gaélicos na época copiaram um design Normando e construíram várias torres parecidas. Essa em específico foi construída em 1429 e é associada ao clã O'Malley ou Granuaile. A torre tem 12 metros de altura e tem três andares. Sua localização era estratégica, já que ela fica perto da "porta" de entrada da ilha.
Paramos ali para umas fotos, mas nessa altura já estávamos com fome e cansados. Terminamos de fazer a Atlantic Drive até chegar em Achill Sound, que é a entrada da Achill Island. Atravessamos a ponte e paramos num hotel/restaurante pra almoçar.
A Achill Island é mais um daqueles tesouros na Irlanda. Um lugar maravilhoso, com paisagens inesquecíveis, mesmo. Acho que nunca vou esquecer esse lugar. Recomendo, recomendo, recomendo demais!
É possível explorar mais e ficar um fim-de-semana inteiro por lá, mas em um dia todo, como foi o nosso caso, dá pra ver muito se você acordar cedo - e olha que não corremos nem nada! Quem sabe da próxima vez não exploramos a ilha de bicicleta? Será que eu güento?