Achill Island #2: vila abandonada e muitas ovelhinhas

/

Após ficarmos maravilhados com a Keem Beach, seguimos para Keel, a área principal da ilha. O local também tem praia (e inclusive própria para o surf) e alguns restaurante e cafés - paramos para um lanchinho no Beehive, um restauante e loja de artesanato. Tomamos uma sopa e comemos um caramel slice maravilhoso e com a energia resposta, continuamos nosso caminho até a tal da vila deserta.

Vale lembrar que tudo isso foi feito de carro, mas é possível alugar bicicletas e pedalar pela ilha. Não sei se qualquer um aguenta o tranco, já que há muitas montanhas e alguns trechos me pareceram praticamente impossíveis de serem pedalados. No entanto, pra quem curte, há opção de alugar bicicletas por lá!

A deserted village fica na área de Slievemore e consiste de 80 a 100 casas de pedra, construídas sem nenhum tipo de cimento ou nada que desse uma liga entre as pedras. Cada casa tinha um cômodo que era usado como a cozinha, quarto e até mesmo estábulo. Algumas dessas casas eram ocupadas no verão como 'booley homes'. Esse termo significa que as pessoas não se estabeleciam por lá pra sempre pois vagavam por vários lugares com seus animais e rebanhos em busca de melhores condições, principalmente nos períodos de inverno.

achill island, ireland


achill island, ireland


Além disso, toda a região próxima é bem rica pois vários artefatos arqueológicos e tumbas megalíticas foram encontradas por ali. Alguns desses artefatos datam de 5 mil anos atrás!!!

Nós tentamos encontrar o tal monumento megalítico, inclusive há placas indicando o caminho, mas não conseguimos encontrar. Acho que você tem que parar o carro num canto e seguir a pé, mas como a internet não estava um primor na ilha toda e não tínhamos mapa impresso, deixamos pra lá.

Já as casas da vila, ah, essas são fáceis de encontrar. Na entrada há um cemitério com uma placa de onde tirei grande parte das informações sobre o local pra ilustrar o post.

As casas foram reutilizadas por muitas gerações em diferentes momentos na história. Antes de Grande Fome acontecer na Irlanda, as terras eram usadas para a lavoura. Geralmente um cara alugava a região das vilas e dividia as terras com os habitantes locais para que eles trabalhassem e cuidassem das ovelhas e vacas. Cada família tinha um pedacinho pra cuidar e também plantavam batatas. No entanto, muitas famílias foram mandadas embora na época da Fome pois não tinham mais como plantar e gerar renda para pagar o aluguel.

achill island, ireland

achill island, ireland


A partir de 1845 cada vez mais gente saiu da vila pra morar em outros cantos de Achill, enquanto outros foram embora do país - por isso hoje o lugar é deserto.

Ficamos um tempo andando por ali (tentando não pisar nos milhares de cocôs deixados pelas ovelhas), tentando imaginar como seria a vida de uma família num lugar tão desprotegido e pequeno como aquele. Aliás, as famílias na Irlanda sempre foram muito grandes - já pensou em 5, 6, 7 ou mais pessoas dividindo esse espacinho?

Em Achill há uma escola de arqueologia que estuda essa região, você pode se matricular e fazer um curso no verão. Legal, né?

De lá seguimos em busca das Minaun Heights, uma história que fica pro próximo post. Agora, eu queria voltar na história das ovelhas. Cara, são muuuuuitas ovelhas espalhadas pela Achill Island. Na verdade, não é preciso ir muito longe de Dublin pra ver campos verdes com ovelhinhas, mas em Achill, muitas delas ficam totalmente soltas! Soltas, gente! Sabe aquela foto clichê de ovelhas andando na estrada? Pois bem, isso aconteceu com a gente diversas vezes. É preciso tomar cuidado nas curvas, pois você pode dar de cara com uma.

ovelhas irlanda

ovelhas irlanda

ovelhas irlanda


Apesar delas serem dóceis, não consegui chegar perto de nenhuma a ponto de tocá-las, mas em compensação, tirei mais fotos de ovelhas do que fotos nossas nessa viagem! hahaha

Elas também ficam nos penhascos e colinas, então de longe, você fica até na dúvida se stá vendo uma pedra de coloração branca ou ovelha - eu e o R. nos divertimos brincando de "sheep or rock?".

ovelhas irlanda

Web Analytics
Back to Top