Achill Island #1: Keem Beach, uma praia de cair o queixo

Em maio tínhamos um casamento de um colega de trabalho do R. pra ir. O casamento seria em Ballina, no condado de Mayo, e já que iríamos tão longe pra isso, resolvemos fazer um fim-de-semana dessa viagem e conhecer dois lugares que estavam na nossa lista: o Ballycroy National Park e a Achill Island.

Em frente ao Belleek Castle, onde foi a festa de casamento bapho!

R. já tinha ido pra lá quando criança mas não tinha memórias muito vivas da viagem - o que mudou quando ele pisou lá pela segunda vez, mas já já chegamos nessa parte.

Comecemos do começo: reservamos um quarto por uma noite num B&B e chegamos lá num sábado já no fim do dia. O clima não estava nada bom e não parava de chover o dia todo, então só descansamos um pouco e resolvemos sair pra jantar em algum lugar. Uma indicação que vimos no B&B foi de comer no Achill Cliff House Hotel. O restaurante não estava cheio - o único problema foi um grupo de pessoas que tava numa mesa próxima à nossa e que falava MUITO ALTO. No começo não estávamos tão incomodados, mas como depois de um tempo praticamente só havia nós dois e esse povo por lá, parecia que o barulho deles era ainda maior.

A comida estava deliciosa e as porcões muito bem servidas - fui de salmão (afinal de contas, os peixes são sempre fresquinhos nesse tipo de lugar) e dividimos a sobremesa, uma banoffee dos deuses.

No dia seguinte acordamos cedo porque queríamos aproveitar o dia ao máximo, já que voltaríamos pra Dublin mais tarde. Tomamos café (R. foi de fry, eu fui de panquecas), batemos um papo rápido com a dona do B&B e munidos de algumas fotos com o mapa da ilha no celular, seguimos viagem.

A Achill Island tem uma área de 148km² e população de quase 3 mil pessoas. É a maior ilha na costa da Irlanda, mas confesso que esperávamos que ela fosse muuuuito menor. Estávamos esperando algo como Inishmore, mas no fim das contas, Achill é muito maior. Apesar de ser uma ilha, ela não é totalmente cercada por água, já que há uma ponte que a liga à Irlanda.

Nossa primeira parada foi na Keem Beach, no oeste da ilha.

Já no caminho pra lá começamos a entender o porquê dessa praia ser uma das queridinhas de quem visita Achill - a vista na estrada é simplesmente fenomenal! O carro vai subindo, subindo e subindo entre aquelas curvas assustadoras, dando uma vista incrível do que te espera lá em baixo. Em um dado momento a estrada começa a descer e após algumas voltas, você chega num local onde pode parar o carro e descer para explorar.

achill island ireland

R. teve um momento de revelação, já que dirigir por essa estrada o fez lembrar direitinho de quando ele esteve no mesmo lugar quando criança. Foi um momento super gostoso e legal de compartilhar com ele.

A praia de Keem tem selo de bandeira azul, o que significa, entre outras coisas, que a qualidade da água e conservação da flora e fauna do local é muito boa. E de fato, o lugar é maravilhoso. Aquela areia gostosa, a cor esverdeada da água, as montanhas dos dois lados... sem contar a neblina que encobria as montanhas à esquerda, chamadas de Croaghaun e do outro, Moyteoge. De lá é possível fazer uma trilha de pouco mais de 1km e ter a vista do outro lado da praia juntamente com os cliffs - aparentemente os terceiros mais altos da Europa.

Nós não estávamos preparados pra fazer essa trilha e também queríamos visitar outras coisas por Achill, então só ficamos pela praia e de lá seguimos caminho para a vila de Keel.

No próximo post eu conto da vila deserta, das outras praias e da rota chamada Atlantic Drive que fizemos ainda nesse dia. Ô ilha maravilhosa! <3