Viajar pelo Brasil: Rio de Janeiro

/

A Expedia me convidou* para falar sobre viajar no Brasil e a primeira coisa que me veio à cabeça foi o Rio. Apesar deu ser de São Paulo e os paulistanos serem famosos por não gostarem dos cariocas (e vice-versa), minha viagem pra lá em 2014 serviu pra me mostrar que essa rivalidade é uma grande bobagem. Eu me senti extremamente confortável no Rio de Janeiro, conheci lugares maravilhosos e me enchi de orgulho de ter uma cidade daquelas no meu próprio país.

Na época minha motivação foi levar o namorado irlandês pra conhecer a cidade brasileira mais famosa no exterior - afinal de contas, eu havia morado 25 anos em São Paulo e nunca tinha pensado em ir pro Rio. No entanto, esses dias por lá me fizeram concluir que não podemos perder tempo: o Rio de Janeiro é lindo e merece ser visitado - tanto por nós, brasileiros, como por qualquer um de qualquer lugar do mundo.

Tivemos a sorte de ter amigos nos hospedando, mas tenho certeza que sozinhos teríamos dado conta de tudo: é fácil de se locomover na cidade e não tivemos problema de usar ônibus, metrôs e táxis. Além disso, todo mundo foi extremamente solícito quando perguntávamos por direções nas ruas.

De todas as coisas que gostaríamos fazer no Rio, não deu tempo de fazer tudo em apenas 3 dias. Se eu pudesse voltar, conseguiria fazer um roteiro para outros 3 dias, mas também gostaria de repetir alguns programas:



viagem rio de janeiro cristo redentor


Não sou uma pessoa religiosa, mas pagar os 50 reais pra ver o Cristo de pertinho valeu super a pena - não só porque a vibe do lugar é muito legal, mas também porque a vista lá de cima é indescritível. Um daqueles momentos que te deixam boquiabertos, sem palavras. Sabe aqueles momentos que te dão uma leve parada cardíaca numa viagem? (ver o Coliseu, a Torre Eiffel, o Big Ben...) Sem dúvida alguma, ver o Cristo no Rio foi um desses – super especial e significativo.

viagem rio de janeiro ipanema


Não tem como não pensar em "Garota de Ipanema" e o romantismo que permeia essa canção quando se está no lugar que inspirou Vinícius de Morais e Tom Jobim. Ipanema é um daqueles lugares super presentes no imaginário brasileiro, afinal de contas, quantas referências culturais nos remetem à essa praia? São filmes, novelas, programas de TV, músicas, muitas e muitas menções à Ipanema.
O característico desenho em preto-e-branco do calçadão, as pessoas jogando vôlei na areia... Ipanema (e a região, que inclui Copacabana e Leblon) me causaram um certo déja vù, como se de alguma forma eu já estivesse estado naquele lugar.

viagem rio de janeiro lapa


Os arcos da Lapa são um clássico cartão-postal brasileiro e uma grande obra que remete ao Brasil-colonial. Quando vi os arcos com os meus próprios olhos num dia lindo de sol, fiquei pensando no Rio de Janeiro capital do Brasil, no Rio de Janeiro de quando a família real portuguesa ali se encontrava – uma nostalgia inexplicável!

Além disso, ali pertinho fica a famosa escadaria Selarón, trabalho do chileno Jorge Selarón como forma de tributo ao povo brasileiro. Os degraus são todos cobertos de azulejos coloridos não só pintados pelo artista mas também vindo de vários lugares ao redor do mundo.
Se você ainda não conhece esse pedaço incrível do Brasil, faça esse favor a si mesmo. Não se deixe levar pelo noticiário negativo acerca da cidade – acredite, tomando os cuidados que você já toma no dia-a-dia (em qualquer cidade grande do Brasil), seus dias no Rio serão seguros e incríveis!

Gostou das dicas? A Expedia Brasil separou ainda mais fotos, vídeos, informações e dicas sobre o Rio de Janeiro - confere aqui!

*este é um publi-post
Web Analytics
Back to Top