O Oslo City Museum contém o acervo mais importante de fotos da Noruega, o que pudemos constatar através de uma das exibições que eles tinham no momento, sobre mulheres norueguesas. Além disso, assistimos um vídeo de uns 10 minutos sobre a história da cidade e ainda nesse andar nos emocionamos com a exibição "German Girls", sobre mulheres norueguesas que se envolveram com alemães na época da guerra.
Sério, só essa seção do museu já valeu a viagem toda pra Noruega, porque foi demais. A tradução em inglês estava impressa em um bloco de mais ou menos umas 20 folhas inteiras - e eu e R. lemos tudo, porque esse é um pedaço da história que eu, particularmente, não conhecia.
A verdade é que muitos alemães foram enviados à Noruega na época da guerra e moraram lá por muito tempo - e logo, iam ao cinema como os noruegueses, iam aos restaurantes como os noruegueses, enfim, faziam parte da vida local. Naturalmente algumas mulheres acabaram se envolvendo com esses alemães (soldados, cozinheiros, enfim, não só gente envolvida diretamente com as batalhas) e tendo filhos deles.
Quando a guerra acabou, as mulheres que ainda estavam na Noruega sofreram diversos tipos de humilhação, tiveram suas cabeças raspadas e seus filhos sofreram outros tipos de abuso e bullying. É uma parte meio escondida da história da Noruega e eu fiquei interessadíssima no assunto - caso você conheça algum livro/documentário sobre o assunto, pode me indicar!
O museu ainda tinha uma exposição sobre casas norueguesas e outras fotos de acervo. Simples, porém muito interessante!
De lá seguimos rumo para outra parte da cidade, mas isso fica pro próximo post!