Oslo em 1 dia - Oslo City Museum

/

Nas premissas do Vigeland Park fica o Oslo City Museum, um pequeno museu (AND de graça!) que não julgamos ser muito interessante à primeira vista - o que, você vai descobrir lendo esse post - foi um engano.

O Oslo City Museum contém o acervo mais importante de fotos da Noruega, o que pudemos constatar através de uma das exibições que eles tinham no momento, sobre mulheres norueguesas. Além disso, assistimos um vídeo de uns 10 minutos sobre a história da cidade e ainda nesse andar nos emocionamos com a exibição "German Girls", sobre mulheres norueguesas que se envolveram com alemães na época da guerra.

Sério, só essa seção do museu já valeu a viagem toda pra Noruega, porque foi demais. A tradução em inglês estava impressa em um bloco de mais ou menos umas 20 folhas inteiras - e eu e R. lemos tudo, porque esse é um pedaço da história que eu, particularmente, não conhecia.

A verdade é que muitos alemães foram enviados à Noruega na época da guerra e moraram lá por muito tempo - e logo, iam ao cinema como os noruegueses, iam aos restaurantes como os noruegueses, enfim, faziam parte da vida local. Naturalmente algumas mulheres acabaram se envolvendo com esses alemães (soldados, cozinheiros, enfim, não só gente envolvida diretamente com as batalhas) e tendo filhos deles.


oslo city museum

O problema é que a população norueguesa era contra o envolvimento de "suas" mulheres com os alemães e muitas dessas eram expulsas de casa, humilhadas, enfim, toda aquela coisa que a gente já sabe. Os alemães tinham um projeto chamado Lebensborn que tinha como fundamento justamente "aumentar a raça nórdica" e "melhorar a qualidade de procriação de acordo com a higienização social" na qual eles acreditavam e por isso, incentivavam esses relacionamentos e abrigavam norueguesas que não tinham para onde ir depois de se encontrarem sem o apoio da família.

Muitas dessas mulheres eram jovens, ingênuas, apaixonadas por igualmente jovens e ingênuos alemães. Através dos textos que Oslo City Museum providenciou, pudemos ler algumas histórias e relatos de algumas dessas mulheres. São emocionantes.

oslo city museum


Quando a guerra acabou, as mulheres que ainda estavam na Noruega sofreram diversos tipos de humilhação, tiveram suas cabeças raspadas e seus filhos sofreram outros tipos de abuso e bullying. É uma parte meio escondida da história da Noruega e eu fiquei interessadíssima no assunto - caso você conheça algum livro/documentário sobre o assunto, pode me indicar!

O museu ainda tinha uma exposição sobre casas norueguesas e outras fotos de acervo. Simples, porém muito interessante!

oslo city museum

oslo city museum


De lá seguimos rumo para outra parte da cidade, mas isso fica pro próximo post!
Web Analytics
Back to Top