Oslo em 1 dia - Vigeland Park

/

Oslo é um destino relativamente fácil de chegar saindo aqui de Dublin: sempre há vôos baratos pela Ryanair e apesar do aeroporto ser longe pra cacete não estar numa localização central, há ônibus saindo sempre 40 minutos depois do seu vôo pela Rygge Express que te deixam na estação central em 50 minutos.

Nossa primeira noite na cidade foi mais um reconhecimento de local e serviu pra tivéssemos tempo de fazer umas comprinhas no supermercado e jantássemos pela região do apartamento que alugamos pelo AirBnB, então o turismo meeeesmo só começou no dia seguinte, um sábado.

Acordamos bem cedo (como nunca fizemos em nenhuma outra viagem!) porque como teríamos pouca luz do dia, seria essencial que aproveitássemos ao máximo. Acordamos às 7h, nos arrumamos e tomamos um bom café-da-manhã e antes das 9h já estávamos na rua, quando os primeiros raios solares começavam a iluminar a cidade.

Por conta da nossa localização, nossa primeira parada foi fácil de encontrar: andamos por uns 15 minutos até chegar no Vigeland Park.

vigeland park, oslo, noruega

Este parque é simplesmente liiiiiindo, melhor do que eu esperava! Nele dá pra encontrar 212 esculturas enormes - todas feitas em bronze e granito pelo escultor norueguês Gustav Vigeland. De acordo com a Wikipedia, "as esculturas materializam inerências da existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade e etc.".

De fato, as esculturas são super gente como a gente, sabe? Não é como ver uma escultura de um corpo masculino perfeito grego ou de uma deusa, são pessoas fazendo cara feia, brincando com seus filhos, é tudo muito simples, curioso e natural. Lindas, de verdade!


vigeland park, oslo, noruega

vigeland park, oslo, noruega


Além das esculturas, o parque tem um lago (que naquela manhã estava congelado em algumas partes) com patinhos, muitas árvores e muuuuuito espaço pra quem quiser correr, praticar exercícios, correr com os cachorros ou com as crianças. Devo dizer que particularmente achei o parque ainda mais lindo com aquela luz invernal e a grama semi-branca da neve... lindo demais, gente!

vigeland park, oslo, noruega

vigeland park, oslo, noruega



vigeland park, oslo, noruega

vigeland park, oslo, noruega

Há muitas esculturas na entrada principal do parque, mas também há outras espalhadas aqui e ali e uma concentração enorme numa parte mais alta e ao centro de tudo. Honestamente, dá pra passar horas pelo Vigeland Park!

vigeland park, oslo, noruega

vigeland park, oslo, noruega

vigeland park, oslo, noruega



Este é o maior parque na cidade (mais de 45 hectares) e o maior parque de esculturas feitas por um só artista no mundo! Acredite ou não, mas esse lugar é o mais visitado da Noruega: de 1 à 2 milhões de turistas por ano - muita gente, né?

Após algumas horas andando por ali, resolvemos que era hora de dar uma pausa - e como o Oslo City Museum fica nas premissas do parque, aproveitamos pra tomar um chocolate quente antes de conhecer o museu (que é free, o que, convenhamos, é sempre um plus numa viagem à Noruega). As descobertas que fizemos no museu fica pro próximo post...
Web Analytics
Back to Top