Cinemateca #5 - Filme histórico

/


Cinemateca #5 tá atrasado, mas tá aqui!

O tema desse mês era filme histórico e desde o começo eu já sabia o filme que assistiria: juntei o útil ao agradável e escolhi "Michael Collins". R. queria que eu o visse há um tempão!

O título já entrega - o filme de 1996 fala sobre a vida do líder irlandês Michael Collins, mas mais especificamente do Easter Rising de 1916 pra frente, até à sua morte.

O bom de ter visto um filme desse é que eu já sabia boa parte da história, então não tem spoiler nem nada pra se preocupar. É meio que sentar e ver na tela aquilo que você já sabe ou já ouviu falar, sabe? Eu, por exemplo, nunca tinha ouvido falar do nome Michael Collins até pisar na Irlanda. Ao chegar aqui eu aprendi muito sobre ele e sobre os movimentos de independência do país - seja em visitas à museus em Dublin e/ou tour por outros lugares, o fato é que o cara é importante e deve ser lembrado. Não à toa, pessoas levam levam flores ao seu túmulo até hoje!

"Michael Collins" já começa te jogando no meio do caldeirão, no Easter Rising de 1916, quando os ~rebeldes~ lutaram contra os ingleses, sem muito sucesso. Vários foram executados após o ocorrido (e as cenas do filme foram filmadas no mesmo lugar onde eles foram executados, na prisão de Kilmainham, caramba!) e os que ficaram, se uniram pra tentar bolar algum outro plano de independência.

Michael era o líder, mas como os britânicos não tinham nenhuma foto sua em arquivo, ninguém sabia muito bem como ele era, o que era uma vantagem no meio dessa guerra, né?

No começo dos anos 20 os irlandeses, sob liderança do Michael, começaram a atacar oficiais britânicos totalmente no susto, uma guerrilha total (Irish war independence). Ninguém sabia de onde nem quando eles viriam e muita gente morreu nessa história. Na época, Eamon De Valera estava nos EUA tentando buscar apoio do governo americano (ele era o único comandante da rebelião de 1916 que não havia sido executado - um dos motivos pelo qual ele sobreviveu é porque DeValera era cidadão americano - e logo depois tornou-se presidente da Dáil Éireann - o parlamento dos revolucionários irlandeses).



Por conta disso, os ingleses resolveram "back down" e oferecer algum tipo de acordo com os irlandeses - essa oferta foi a primeira prova de que a guerrilha idealizada por Michael havia dado certo. Na época, o homem mais certo pra ter ido pra Londres pra negociar os termos teria sido DeValera, mas ele mandou Collins. E o resultado? O resultado foi o Anglo-Irish Treaty , que finalmente daria liberdade à República da Irlanda, mas em troca, o império britânico manteria parte do território da ilha pra eles, o que é hoje a Irlanda do Norte.

Collins teve que voltar e dar a notícia e muita gente ficou infeliz com isso. Os que o apoiavam, concordavam que entre continuar lutando, era melhor era aceitar o acordo e começar a Irlanda livre o quanto antes; os que eram contra, diziam que se não era pra ter o território todo livre, que era melhor não ter nada.

E adivinha quem liderava o movimento contra o Treaty? Eamon DeValera.

O que acabou desencadeando na Guerra Civil irlandesa, onde basicamente as pessoas se viraram umas contra às outras - os que eram à favor do tratado e os que eram contra.


E pra esse post não ficar gigante, basta dizer que o final não foi muito feliz pra Collins - que teve seu comboio emboscado e acabou sendo assassinado (aos 30 anos!). Ninguém sabe quem o fez nem quem mandou, mas o filme levanta uma pequena suspeita de que tenha sido a mando de seu ora amigo, DeValera (que acabou virando presidente na Irlanda!).

O filme é romantizado em alguns momentos (e a personagem da Julia RobertsssZZZZzzz) e é um pouquinho constrangedor ver um ou outro ator fazendo o sotaque irlandês de Hollywood, mas no geral, é uma excelente forma de saber mais sobre a história da luta pela independência irlandesa e de um dos homens mais admirados do país.

Michael é interpretado por Liam Neeson, também irlandês (mas da Irlanda do Norte) e DeValera por Alan Rickman.

O homem de verdade!

------------------------------------------------------------------------------------

Confira as postagens das outras participantes!

Web Analytics
Back to Top