[6 on 6] Architecture

/

Arquitetura em Dublin - esse é o tema do 6 on 6 de junho!

Eu quase não consegui fazer as fotos porque passei muitos fins de semana no último mês fora daqui - o jeito foi apelar pro celular e clicar alguns prédios assim, meio na pressa! :/

Well.... eu queria ter tirado fotos maravilhosas das casas georgianas na Fitzwilliam Square, fotos maravilhosas pela College Green, foto maravilhosa do prédio dos correios, entre outras coisas. Não ficaram maravilhosas, mas já dá pra ilustrar um pouquinho da arquitetura da cidade, né?

[1] Casas tradicionalmente irlandesas


Eu já tenho um post que fala bem desse estilo de casa, já que visitei o museu da cidade dedicada à elas. Basicamente, um estilo arquitetônico popular entre os 1700 e 1800 e que, em se tratando de casas, possui essas portas coloridas enquadradas num arco. Tem algumas regiões aqui da cidade onde você encontra mais casas desse estilo - que quase foram demolidas por representaram um estilo essencialmente britânico (e na época que a coisa fervia por aqui, quando os irlandeses buscavam sua independência, não era muito legal ter coisas inglesas por aqui, né?). Ainda bem que deixaram de lado essa ideia, já que hoje a Georgian Dublin atrai muita gente interessada por história e arquitetura, o contribui pro turismo da cidade, né?

[2] Trinity College


Pra mim, o prédio da universidade mais famosa e conceituada do país é um dos mais bonitos também. Assim como vários outros prédios pela cidade, granito e calcário foram usados em sua construção - o que acaba atribuindo uma cara de poder e sobriedade às obras (o que aprendi num walking tour que fiz aqui no ano passado). Essa entrada data de 1759 - muito tempo, né?

Não sei como consegui uma foto com quase ninguém na entrada num dia de sol, já que a Trinity tá sempre bombando de estudantes e turistas!

[3] Ulster Bank, na College Green


Essa foto eu tirei de dentro do ônibus - não pude resistir ao charme desse prédio lindo do Ulster Bank! Nunca tive a chance de vê-lo por dentro, mas aparentemente nos anos 70 eles fizeram modificações no prédio pra melhorar as condições de trabalho dos funcionários e por isso hoje ele é muito mais moderno por dentro do que por fora.

[4] Um prédio aleatório entre a Abbey e O'Connell Street


Não sei o que tem nesse prédio, acredito que seja um banco. O que me interessou nele foi o topo - arredondado e esverdeado. Há muitos prédios nesse estilo aqui em Dublin, sendo o mais chamativo, pra mim, o prédio da Four Courts. Infelizmente ele está sendo reformado, então fica o link de imagens do google antes das obras. Tentei pesquisar o porquê desses prédios terem o telhado verde, mas não descobri. Alguém sabe?

[5] Bank of Ireland, na College Green



O Bank of Ireland da College Green já foi, antigamente, o prédio do Parlamento. A construção, que data de mais 200 anos atrás, é super grandiosa e bonita, um dos prédios que mais me chamou a atenção na cidade! Ele é feito do mesmo material dos prédios da Trinity...

[6] GPO, o prédio dos correios


Existem muito mais fotos maravilhosas do GPO pela internet à fora, mas eu quis fazer a minha própria, mesmo com a luz não colaborando no dia. Eu quis a minha foto porque o GPO representa muita coisa, mas principalmente, a luta pela independência da Irlanda (1916 Rising). Inclusive dá pra ver tiros de balas (atiradas pelos ingleses, claro) marcadas nas colunas do prédio! Lá dentro é onde ficam os correios e também um museu - que é muito legal e vale a pena visitar!

-------------------------------------------------------------------------

Pra conferir os outros lugares participantes do projeto:

Holanda - Carol / Brasil - Bia / Alemanha - Ana / Uruguai - Jamile / Suécia - Ray
Web Analytics
Back to Top