O castelo que faltava

/

A Irlanda tem muitos, muitos castelos. Mas não é bem aquele castelo alemão da Disney, sabe? Os castelos aqui tem mais aquela pegada medieval, de pedra, sendo que muitas vezes são mais ruínas do que castelos.

Eu gosto de qualquer tipo de castelo, mas vou ser sincera: curto mais aquela coisa pomposa, sofisticada. Mesmo assim, eu ainda adoro os castelos irlandeses. Na verdade, eu acho os castelos daqui lindos por fora, mesmo! Já por dentro às vezes não tem nada, só degraus estreitos e ruínas, fico meio desanimada.


Não imaginava que um dos lugares mais visitados do país, o Bunratty Castle, seria assim também. Ele é lindo por fora e os arredores fazem os 15 euros (10 online!) valer a pena, mas só. Nem tivemos paciência de acompanhar o tour dentro do castelo em si porque é bem mais do mesmo. Eu, por exemplo, já tinha visitado o castelo de Trim quando minha amiga Lê veio visitar no verão de 2013 e o tour de lá foi muito melhor!




Então meio que andamos por ali sozinhos (tentando desviar dos turistas americanos que invadem a Irlanda! hahaha) e logo saímos pra ver os jardins e a tal da Folk Park.

Basicamente eles tem uma vila de mentirinha que simula uma vila de verdade de mais de 100 anos atrás, sabe? Então tem como seria uma típica casa de ferreiro, uma casa de fazenda, lojas e negócios locais, etc, etc, etc. São muitas coisas e dá pra passar o dia todo lá (se o clima estiver bom), o que acabamos não fazendo porque enfim... choveu na nossa parada.

A vila é realmente uma atração muito legal, porque as pessoas que trabalham no parque se vestem à caráter e explicam tudo! Na casa rural, por exemplo, havia uma senhorinha vestida de "vó" e ficou explicando coisas de como era o aquecimento das casas na época... depois acabou perguntando de onde éramos, ficou surpresa quando eu disse que era brasileira (tadinha, a velhinha achou que eu tinha vindo dos EUA!) e ficou toda fofa dizendo que fazíamos um bom casal e coisas do tipo... coisas de senhorinhas, sabe? Ficamos até sem graça!



Depois ficamos um pouco na casa do ferreiro (um véio meio tarado que não parava de me abraçar, afff) e paramos em mais alguns trechos no caminho.






Aí, do nada, vejo um casal tirando fotos com fotógrafos profissionais. Até aí tudo bem, se a moça não estivesse com um vestido de NOIVAAAA! Eles estavam fazendo fotos de seu casamento na vila do Bunratty, não é lindo? Segunda vez que vejo isso acontecendo aqui! (a primeira foi quando fomos no Rock of Cashel) Só fico pensando no medo de chover no dia ao planejar fotos outdoor, já que a Irlanda não deixa você planejar nada que exija saber do clima.



Sinto que não aproveitamos todo o potencial do Bunratty Castle por causa do clima, mas honestamente, ele é meio pra turista, sabe? Nada contra, eu adoro atração turística, mas depois de ter visto tanta coisa autêntica por aqui fico "meio assim" de pagar uma entrada tão cara numa atração tão batidona! De qualquer forma, valeu muito, ainda mais porque de lá seguimos pra Ennis (onde nos hospedamos pela noite num B&B) e jantamos num restaurante delicioso, bom, bonito AND barato, coisa difícil de se conseguir pela capital (ou seja, a pessoa diz que gostou mais de ter achado o restaurante gostoso do que visitar um castelo medieval - sim, gordo é foda! hahaha).





Web Analytics
Back to Top