7 coisas que os irlandeses amam

/

A ideia desse post surgiu quando R. me emprestou um livro que ele tinha chamado "More stuff Irish people love". Faz parte de uma série de livros sobre cultura, folclore, gastronomia e etecéteras irlandeses e é escrito de forma bem humorada - no melhor estilo irlandês!

O mais bizarro de ler um livro desses é genuinamente rir e reconhecer a grande maioria das situações contidas na obra.

A minha lista é baseada em muita observação de minha parte e um pouco de inspiração do livro. Pra ser mais específica: 3 itens* foram realmente tirados de lá; de resto, é pitaco meu! A lista não é em ordem de preferência nem nada do tipo porque não tem quantificar isso, acabou sendo escrita aleatoriamente mesmo.

7 - Father Ted

Irlandeses gostam de Father Ted porque Father Ted é uma série divertidíssima que retrata MUITO a cultura e modo de ser dos irlandeses - eles se identificam e gostam porque se tem uma coisa que irlandês adora é tirar sarro de si e dos outros. Eles usam frases do seriado no dia-a-dia, fazem referência a personagens, etc, etc. Eu curto muito a série e recomendo demais, principalmente pra quem já conhece um pouco de Irlanda e/ou mora aqui - com certeza vai se identificar e rir bastante!



6 - Uma xícara de chá

Uma caneca, aliás. Porque aqui não tem miséria com chá não! Uma "xicrinha" de nada não resolve, tem que ser caneca mesmo. É chá o dia inteiro, o tempo todo. Chá (com leite, obviamente) é sempre uma boa pedida e pode resolver qualquer problema. Aqui na Irlanda as duas maiores marcas de chá são a Lyons e a Barry's - eu já experimentei as duas e gostei mais da Barry's. A diferença é muita, mas segundo o R., com o tempo você acostuma com o sabor do Lyons, caso resolva mudar.



5 - Referências à Irlanda em filmes*

Você já reparou em quantos personagens irlandeses já viu no cinema ou na TV? (meu preferido é o Roy de "IT Crowd"! <3) Quantos filmes foram gravados aqui ou se passam aqui? Pra citar alguns: "Coração Valente", "Harry Potter", "O resgate do soldado Ryan", "P.S. Eu te amo", "Game of Thrones", etc, etc.

Tudo bem que quase sempre os personagens irlandeses são totalmente estereotipados - vide o filme "Casa comigo" (desculpa aí R., mas preciso falar: o irlandês charmoso que sabe tocar violão e com seu jeitão "rude" conquista as mulheres. Aham).

Mesmo assim, a Irlanda é sempre lembrada. Como pode um país desse tamaninho e com menos de 5 milhões de habitantes ser tão popular assim? Uma coisa que o autor do livro que mencionei no começo desse post diz em seu livro é : "these things remind us of the fact that we enjoy a hugely disproportionate influence on the world, and that we've made such a bollox of our country that most of our brightest talents have to emigrate to get a job". Eu ri.

My favorite <3


4 - Dizer "naaaa"*

Naaa é uma forma do irlandês de deixar a possibilidade em aberto porque ele não quer dizer "não" de cara. Simples assim. Diálogo-exemplo retirado o livro:

- Fancy a pint, Seamus?
- Naaaa.
- Sure?
- Alright then.

Já ouvi muito!



3 - Falar com sotaque do interior de vez em quando*

Quantas vezes não ouvi meus dois chefes, família do R. (e amigos também) "tirando uma" e fazendo sotaque do interior? Basicamente eles colocam som de sh nas palavras que começam com S e forçam bem o D ao invés do T. Acho muito engraçado e dou muita risada! Veja o vídeo abaixo pra um exemplo do sotaque de Cork. Na primeira vez em que vi, juro que não achei que fosse inglês! hahaha



2 - Se gabar do quanto beberam

Se tem uma situação que já presenciei diversas vezes aqui, é ver irlandeses comentando de alguma noite recente ou no passado em que beberam horrores. Não é motivo de vergonha nem constrangimento, mesmo que se tenham feito coisas embaraçosas das quais não se lembram. Pro irlandês parece motivo de orgulho beber o máximo possível e ter a maior craic (diversão) do universo. Beber muito = diversão sem fim. Meu amigo Rick já comentou diversas vezes no blog dele e reforço: pro irlandês uma boa noite é a noite quando ele bebeu muito e se divertiu com os amigos.



1- Reclamar do tempo

O passatempo nacional preferido é reclamar do tempo, sempre. E eles sempre fazem parecer que é pior do que realmente é, sabe? Se tá frio, reclamam do frio. Se tá chovendo, reclamam. Se venta muito, reclamam. Se faz sol e calor demais, reclamam também! A única ocasião na qual irlandeses não reclamam é quando faz um dia lindo de sol numa sequeência prévia de dias nublados - aí é um show de "it's a gorgeous, lovely day" pra lá e pra cá. De qualquer modo, o clima é sempre assunto discutido em toda e qualquer situação!


Web Analytics
Back to Top