Preparação para o CPE - parte I

/

Então que eu vou prestar o CPE em Dezembro.

Adiei esse ~desafio~ a vida toda mas agora já era: o exame está pago, a chefe já deu folga pro dia e tô fazendo um curso preparatório pra garantir uma boa nota.

Na verdade, mesmo se eu não passar, já posso dizer que o curso valeu muito a pena. O professor é excelente e o material que ele usa também - tenho aprendido várias técnicas e dicas legais pra fazer os exercícios da prova, o que pra mim tem sido fundamental no resultado dos meus simulados.

Já fizemos 4 aulas e agora só temos mais 5, sendo que a última não será aula, mas sim uma simulação completa da prova toda - faremos o exame escrito e oral no mesmo tempo em que a prova original é feita pra termos mais noção de como a coisa será. Quer dizer, noção a gente já tem, mas é mais um tira-teima mesmo (quero ver como o google tradutor vai traduzir isso, R.!).

Até agora o foco principal foi na primeira parte do CPE, ou seja, no Paper 1, que inclui a parte de Use of English e Reading. São 7 exercícios que envolvem muito conhecimento da língua, interpretação de texto e jeitinho pra responder tudo, porque ó, tem coisa que é bem foda!

Eu ia fazer um breve resumo de cada exercício, mas como a internet é maravilhosa, já achei!


Eu particularmente acho o primeiro exercício bem difícil - ele testa diversos aspectos da língua (collocations, phrasal verbs, idioms) mas pra mim o mais foda é a tal da semantic precision. É quando parece que das 4 alternativas, 3 tem exatamente o mesmo significado e em essência, elas tem - é aquele 0,9999% que faz a diferença e que determina se a palavra X é correta pra questão.

Em relação aos outros do Use of English, consigo levar na boa. O meu ponto fraco nesse paper é o Reading. É que eu tenho muito pouca paciência pra texto chato e já quero ir lendo rapidinho pra responder, mas obviamente sempre tem duas alternativas com praticamente a mesma resposta. Se não fosse o curso preparatório e o professor pra dar umas dicas super valiosas, eu ainda estaria errando todas as questões. Hoje já consigo acertar 5, 6 questões de 7 com facilidade! UFA!

Nessas semanas eu foquei muito nessa parte do exame e tenho feito vários exercícios de provas passadas pra praticar. No primeiro simulado oficial do paper 1 acertei mais de 80% e fiquei muito feliz!

Agora em aula começamos a focar mais no listening e speaking, então devo voltar aqui pra contar como tem sido a preparação pra esses outros aspectos da prova.

Ah, esqueci de falar do segundo paper do CPE, o Writing. Eu adoro escrever, mas escrever texto de exame de proficiência é outros 500, né? Tenho feito uma redação por semana e já comecei a seguir diretrizes do professor: escrever a redação numa tacada só, em 45 minutos. Na verdade, na prova a gente tem que fazer duas redações (uma de 240 a 280 palavras e uma de 280 a 320 palavras!) em apenas uma hora e meia, então é uma corrida contra o tempo. Não dá pra fazer rascunho e passar o limpo, prática que carrego comigo a vida toda. Tem que ler o enunciado, parar uns minutinhos pra estruturar na cabeça e começar a escrever!

Ainda faltam 6 semanas pro exame e muitas águas vão rolar. Em tempo, queria agradecer a ajuda de alguns amigos que me deram dicas e conselhos pra prova. Ana, Dri, Rê, se vocês estiverem lendo, o meu muito obrigada!
Web Analytics
Back to Top