Foto, foto, foto, muita foto!

/

Eu sei, eu sei: com o advento dos smartphones, esse lance de tirar foto de tudo a toda hora ficou muito... intenso. Claro que antes tínhamos o flickr, o tumblr, e até mesmo os fotologs da vida, e antes deles, era o bom e velho mostrar o álbum de fotos pra família, não era?

Foto é uma coisa boa demais. Eu sou sempre invadida por um momento de nostalgia ao ver uma foto antiga, sorrio com fotos da infância, consigo reviver aquele sentimento gostoso de um dia ao ver a foto. Então faço questão de registrar momentos importantes, prefiro pecar pelo excesso! Deve ser coisa de sagitariana, somos famosos por sermos um pouco exagerados, rs.

E o excesso de fotos significa que é preciso ter uma certa organização, ainda mais agora que a gente tira centenas, milhares de fotos num evento só. Me lembro bem da época em que eram apenas 12, 24 ou 36 poses -  hoje, as vezes você tira 12 selfies sem nem ao mesmo perceber... E sim, eu sou da época que você tinha que comprar um filme, colocar na máquina, depois mandar revelar... as próximas gerações não vão nem saber o que isso significa, né?



Sei que tô parecendo meio tia véia nostálgica, mas eu curto foto mesmo. E não sou fotógrafa nem tenho a pretensão de ser, mas gosto de caprichar nas fotos que ficarão de recordação pra mim, meus amigos e minha família - e quem sabe, se no futuro tiver filhos, netos, não vai ser um presente bacana deixar tantas recordações minhas pra eles? Sinto falta de ter mais fotos dos meus pais e avós jovens. Por causa do blog, muitas dessas minhas fotos vão ficar pra posteridade, o que não tem problema também não! Mas um motivo pra eu querer caprichar ainda mais.

Eu já fiz um post sobre meus equipamentos de fotos aqui, mas nunca falei de como organizo as fotos em si, né? Então vai que ajuda ou inspira alguém?!

Primeiramente: assim que eu viajo ou tenho algum evento (visita de alguém, aniversário, etc), eu descarrego tanto as fotos tiradas com a câmera como as fotos do celular pro computador. Ai já faco uma primeira limpa, que é deletar as fotos repetidas, fotos de teste, fotos que ficaram tremidas, embaçaadas, escuras, estouradas. Nisso eu sempre deleto umas 40, 50 fotos. Salvo tudo numa pasta com o nome do evento, por exemplo viagem a Grécia. Essa pasta por sua vez fica salva dentro de uma pasta com o mês, que por sua vez fica dentro de uma pasta com o ano.



Então o diretório seria 2017 > 08 Agosto > Viagem a Grécia (eu numero os meses porque o windows arruma as pastas por ordem alfabética e aí os meses ficam fora de ordem) e geralmente tenho uma cópia das fotos no computador, outra no Google Drive (pago pra ter espaço a mais) e também no HD externo.

Bom, depois disso eu costumo fazer uma seleção das minhas fotos preferidas - então eu escolho entre 15 e 30 fotos (às vezes um pouco mais), aquelas que ficaram mais legais mesmo. São essas as fotos que eu costumo "tratar" - bem entre aspas mesmo porque não uso nenhum software profissional ou nada do tipo, é so arrumar luz, cor e só. Geralmente são essas as fotos que eu coloco aqui no blog e monto um álbum no facebook pra compartilhar com amigos e família.

Nessa foto, cortei o espaço que sobrou do lado direito pra deixar a gente melhor posicionado


Nessa também cortei um pouco a parte de baixo e deixei as cores mais vivas


Uma ou duas vezes por ano eu costumo imprimir as fotos - e tem vários sites que já usei aqui na Irlanda, mas os que mais uso são o Printerpix e o Snapfish. Geralmente cada foto sai entre 9 e 11 centavos, mas depende, porque as vezes eles fazem promoção e sai barato imprimir muitas de uma só vez, que é o que eu faço. Então eu imprimo 100, 200 de uma vez só. Por exemplo, a última vez que havia impresso foi janeiro de 2017 e em agosto imprimi 100 fotos que selecionei desde janeiro até agosto.

Tenho alguns álbuns de fotos onde coloco as mesmas - alguns comprei no ebay, outros na Easons, outros na Tiger, não tenho muita preferência nem pretendo ter o mesmo tipo/cor/tamanho de álbum, sabe? Então vou comprando conforme dá e vou enchendo os álbuns de fotos!

Alguns álbuns


Geralmente costumo imprimir algumas cópias a mais de fotos pra mandar pra familiares e amigos - já que tô imprimindo, acho que não custa nada, principalmente porque sei que muita gente não costuma imprimir fotos com frequência nos dias de hoje. Pelo menos é uma forma de mostrar que pensei na pessoa, é um gesto simples mas de coração.


Então vai indo assim: muitos backups, algumas centenas de fotos impressas por ano e memórias e recordações que vão durar por gerações e gerações! :)
Web Analytics
Back to Top