Furacão na Irlanda

/

Nunca achei que fosse viver pra passar por um furacão. E apesar de sempre ventar muito - principalmente no inverno - aqui na Irlanda, eram ventos fortes, tempestades, não um furacão.

Durante a semana os veículos de comunicação já vinham avisando da possibilidade do furacão Ophelia atingir a Irlanda, e no domingo a notícia se confirmou. Começou um ba-fa-fá na internet sobre o que aconteceria de fato no país na segunda-feira e umas 9 da noite recebi um email e mensagem de texto da minha chefe avisando que a escola estaria fechada na segunda, seguindo recomendação do Department of Education do país.

Não sei se foi preocupação, mas acordei umas 5 da manhã e demorei muito pra pegar no sono novamente, mas não ouvia ventos nem chuva lá fora.

A previsão era de que o furacão chegaria em Dublin umas 13h e dito e feito: os ventos começaram a ficar mais fortes e assustadores, mas nada muito diferente do que temos no mês de janeiro - sempre tem uma ou outra semana no começo do ano que é assim, não consigo pedalar, é perigoso, etc.


Mas o estrago foi feio mesmo no oeste do país, como sempre. Cork, Kerry, Galway e Limerick foram fortemente atingidos e muitas árvores caíram pelo país, levando cabos de eletricidade e deixando milhares de famílias sem eletricidade. Três pessoas morreram.

Em Dublin. Fonte.

Em Athlone. Fonte.


Na segunda à noite o Department of Education confirmou mais um dia de escolas fechadas, mas deixou em aberto as instituições como universidades de decidirem se abririam ou não. Muitas escolas de inglês permaneceram fechadas, mas não a minha - na segunda minha chefe confirmou que trabalharíamos normalmente na terça-feira.

É uma situação bem incomum e tensa no país, mas os irlandeses são famosos por levarem tudo com bom humor e dessa vez não foi diferente - tantos e tantos memes e piadinhas na internet. Pelo menos um alívio diante de tanta tensão e medo.

Lanchinho cláááássico irlandês!


Não pode faltar o leite pro chá!


Tem também esse vídeo maravilhoso e essa notícia (fake news) muito verdadeira!
Web Analytics
Back to Top