Bósnia e Herzegovina #1 - As cataratas de Kravica

/

Quando eu e R. pensamos em ir pra Croácia, meio que já havíamos decidido que aproveitaríamos a deixa pra conhecer também a Bósnia, que faz fronteira com o país. O destino que tínhamos em mente era Mostar, mas no fim acabamos surpreendidos por essa belezura de catarata no meio do caminho.

No dia antes de irmos pra Mostar dei uma última olhadinha no Trip Advisor pra pegar umas dicas e acabei clicando num link tipo as melhores 10 coisas pra se fazer na Bósnia. E aí que essas cataratas aparecerem por lá e fiquei curiosa. Ela ficava bem no meio do caminho entre Split e Mostar, então era uma desculpa perfeita pra visitar, né?

Masss não achei muitas informações na internet sobre ela. Li uns posts de blogs gringos de 5, 7 anos atrás comentando o quão linda - e difícil de achar - a tal da Kravica era. Que não tinha placa indicando nada, que ninguém sabia explicar onde era, que o lugar era no meio do mato, mas que valia muito a pena, que era um pequeno paraíso... vi até gente comparando Kravica com Foz do Iguaçu - no sentido de que a configuração das cachoeiras era parecida (a da Bósnia com um volume de água muito menor, claro). Então ficamos um pouco apreensivos mas tentamos buscar o máximo de informações que pudemos, dei print screen no celular e fomos!

kravica cataratas waterfall bosnia



kravica cataratas waterfall bosnia


E cara... acho que essas informações que encontrei estavam bem desatualizadas. Porque esse lugar provavelmente ficou famoso entre turistas e hoje o que se encontra está longe de "escondido", "difícil de achar", e afins. Vimos placas, tudo bem tranquilo e organizado. Chegando lá tinha estacionamento, cabine pra comprar bilhete e muitos turistas e locais! A verdade é que como tava um dia lindo de sol, o povo aproveitou mesmo.

A ida até lá foi bem legal porque passamos por umas vilazinhas simpáticas mas bem vazias, me senti muito no meio do nada e fiquei agradecida, mais uma vez, de ter a oportunidade de estar num lugar que jamais, nem nos meus sonhos mais ambiciosos, imaginei estar.

kravica cataratas waterfall bosnia

kravica cataratas waterfall bosnia

kravica cataratas waterfall bosnia

kravica cataratas waterfall bosnia

kravica cataratas waterfall bosnia


A cachoeira Kravica fica no rio Trebižat e tem 25 metros de altura e 120 de largura. Apesar da primavera/verão não serem a melhor época do ano pra visitar, a água acaba ficando bem razinha lá em baixo e é possível até mesmo nadar. As quedas d'água em si ficam a uns 15 minutos de caminhada do estacionamento, que por sua vez fica numa estradinha saindo da M6 (Čapljina–Ljubuški) no quilômetro 42.5. Infelizmente não tem transporte público que chegue ali, mas muitos tours que vão pra cidade de Medjugorje (que falarei num próximo post) acabam passando por lá também.

Fiquei pensando que nunca tinha ouvido falar nesse lugar na minha vida inteira - e acho que o local não foi muito visitado por brasileiros não, pois achei pouquíssima informação e blogs sobre o local em português.

Mas enfim, o fato é essa parada do caminho a Mostar fez o país subir demais no nosso conceito, ficamos maravilhados e impressionados com as águas verdinhas como as do parque Plitvice na Croácia e a beleza dessas cataratas. Não as compararia com Foz do Iguaçu, mas que são lindíssimas, ah são! E esse era só o começo do nosso passeio pela Bósnia e Herzegovina...

kravica cataratas waterfall bosnia

kravica cataratas waterfall bosnia

kravica cataratas waterfall bosnia

kravica cataratas waterfall bosnia
Já é o meu fotógrafo preferido: sim ou com certeza?

Web Analytics
Back to Top