Croácia #1 - Os lagos e cachoeiras de Plitviče

/

A primeira vez que vi uma foto desse lugar (em croata, Plitvička Jezera) foi quando uma amiga que morava na Irlanda (quando eu ainda estava no Brasil, se não me engano) foi pra lá e postou fotos maravilhosas no instagram dela. Eu nunca tinha ouvido falar de tal lugar e fiquei maravilhada com o tamanho das cachoeiras e aquele azul/verde absolutamente maravilhoso da água.

Já que não tínhamos planos de voltar pra Croácia tão cedo, sabíamos que essa maravilha da natureza não podia passar batido e tratamos de incluir um passeio à esse lugar no nosso roteiro. Do aeroporto de Zadar levamos cerca de 2 horas até chegar lá - é que apesar do Google Maps garantir que o percurso leva menos de 1h e meia, o R. tava se acostumando com o carro, dirigir do outro lado da estrada, etc, etc. Fora que paramos no caminho pra tomar café, então chegamos no parque lá pro meio-dia.

Ao chegar, você pode parar o carro no estacionamento e comprar os ingressos, que custaram 110 kunas (em torno de 14 euros) cada. Você pode obviamente ficar lá o dia todo até fechar (19h00), além de poder também comprar a opção do ticket pra dois dias, que acaba saindo um pouco mais barato. Aí você me pergunta: e vale a pena ficar nesse parque por dois dias? Olha, depende. Se você curte muito natureza e se tem mais tempo, acho que vale a pena sim. Nós só ficamos uma tarde e conseguimos ver os lagos principais, mas não tivemos muuuito tempo de contemplar tudo não.



Plitviče lagos croacia

Plitviče lagos croacia

Plitviče lagos croacia

Plitviče lagos croacia


O parque tem várias atrações, como os lagos superiores e inferiores, cachoeiras, caverna, rios, etc. O próprio bilhete tem um mapinha explicando a localização das coisas, mas confesso que gostaria de ter tido mais informações a respeito, porque apesar de ter levado um guia de viagem da Croácia, a parte sobre o parque não era tão abrangente.

O Plitviče é o maior parque nacional da Croácia e faz parte da lista de World Heritage Sites da UNESCO. São mais de 296.85 de quilômetros quadrados e estima-se que mais de 1 milhão de turistas visite o lugar todo ano.

Como o Plitviče é muito grande, o seu bilhete te dá direito a pegar uns ônibus e barcos que te levam de um ponto ao outro pra você economizar tempo - e também pra quem tem dificuldade de locomoção e tal. Nós ficamos um pouco perdidos no começo porque não sabíamos se era melhor começar pelos lagos superiores ou inferiores e nem que ônibus pegar lá dentro para tal. Felizmente perto dos pontos geralmente tem um ponto de informação, então conseguimos perguntar pro carinho que nos indicou fazer um certo percurso - eles meio que dividem as atrações em percursos tipo A, B, C, etc, e estes mudam de acordo com o tempo. Tipo, percurso A leva 3 horas no total, percurso B 4 horas, e assim vai.

Pegamos o barco e fomos pro outro lado do rio começar o percurso escolhido (não lembro qual fizemos, acho que foi o E). Só ali já fiquei maravilhada, boquiaberta com a cor da água - era exatamente como eu imaginava! Tava fazendo um belo de um frio que não esperávamos, mas como andamos quilômetros dentro daquele parque, deu pra esquentar.

Plitviče lagos croacia


Plitviče lagos croacia


Plitviče lagos croacia


No total são 16 lagos e nós conseguimos ver vários deles. Pelo percurso você vai andando de um ao outro, passando por cachoeiras e muito mato. Até o verde daquelas folhas me encantou, é realmente espetacular!

Ao fim da tarde estávamos super cansados e com fome, mas felizmente tem alguns restaurantes perto da entrada, então deu pra comer uma comidinha rápida antes de cairmos na estrada e seguirmos pra Split.

Valeu muito a pena conhecer o Plitviče, porque ele é realmente tudo que eu havia sonhado. Mal sabia eu que essa viagem ainda traria tantas outras paisagens de tirar o fôlego, inclusive mais cachoeiras, mas isso fica pra outro post!


Plitviče lagos croacia

Plitviče lagos croacia

Plitviče lagos croacia


Plitviče lagos croacia

Plitviče lagos croacia
Web Analytics
Back to Top